II Sapsi encerrou com debate sobre documentário da National Geographic
Nos dias 20 a 24 de maio, o Curso de Psicologia realizou, com sucesso, a II SAPSI-Semana Acadêmica, com o objetivo de promover momentos distintos da sala de aula e a oportunidade para manifestações e opiniões de profissionais especializados, trazendo o tema "Olhares sobre a Sexualidade: As diferenças nas abordagens psicoterápicas", pertinentes e relevantes à formação acadêmica.
As atividades deste ano iniciaram com uma palestra "A travessia da criação do personagem: aproximações possíveis entre teatro e psicanálise" ministrada pela psicóloga Ana Paula Belochio, especialista em Atendimento Clínico: Ênfase em Psicanálise pela ULBRA. O segundo dia contou o mini-curso "O casamento e as relações extraconjugais na terapia de casal: Uma proposta de intervenção" com a psicóloga Maria Odila Finger. Após apresentações de trabalhos na modalidade oral. E à noite com a mesa redonda -- "A Imagem O Sexual e o Corpo" com Integrantes da Prévôté Espaço Psicanalítico com os psicólogos Luis Henrique Ramalho Pereira, Vanessa Solis Pereira e Luciana Portella.
A programação do terceiro dia teve o mini-curso "Sexo nas relações amorosas" com a psicóloga Nayana Maria Schuch Palmeiro. Exposição de pôsteres no hall do Prédio II do campus. À noite contamos com a mesa redonda "Terapia Cognitiva Comportamental, Relações Interpessoais e Sexualidade" com integrantes da WP-Wainer e Piccoloto com o psiquiatra Neri Maurício Piccoloto e as psicólogas Patrícia Mazzucatto e Luciane Benvegnú Piccoloto. O quarto dia começou com o mini-curso "A imagem corporal na sexualidade' com a fisioterapeuta Ariane Flores. Apresentações de trabalhos na modalidade oral. E a palestra "A expressão sexual na internet: Fantasias reais" com o psicólogo Carlos Eduardo Seixas à noite.
A última noite contou com o grupo de estudo da CEPPSI -- Clínica de Estudos e Práticas Psicológicas da ULBRA, Santa Maria. O grupo formado pelos acadêmicos Katiúscia Helgueira, Tânia Ribas, Beatriz Pivetta, Geraldine, Edivaine Pinheiro, Leuza Buzzate, Maria Verginia Molinos, Lúcia Eneida Magalhães e Patrick Camargo sob coordenação do prof. Luis Henrique Pereira debateram sobre o documentário "Mistérios da Sexualidade".
Todas às noites contaram com apresentações artísticas de músicas e danças locais. A professora organizadora da II SAPSI, Cristiana Rezende Caneda, falou sobre o desafio de realizar a cada ano a Semana Acadêmica, enaltecendo a participação dos acadêmicos na comissão organizadora. Neste ano o grupo teve como integrantes: Ana Lúcia Brutti, Ana Paula de David, Breno Freitas Burgardt, Franciele Cargnelutti, Graziele Monteiro Ferreira, Henrique Leal Marques, João Francisco da Silva Cezar, Maria Inês Catto, Mariele Mews Fuhrmann, Nara da Silveira Olea, Salete Cheron Bobsin, Tânia Marisa Lopes Chaves e Vanessa Cristina Nascimento Coelho. A professora completou dizendo que é sempre um desafio proporcionar um evento com nomes que tragam muita contribuição nos temas definidos. Para ela, o foco é sempre temas atuais, que envolvam a compreensão dos alunos e que possam contribuir para o fomento de discussões, interesse e dedicação de estudo.
A Profa. Cristiana finalizou declarando que através deste trabalho, a Instituição tem a certeza de que sairão daqui (ULBRA) muitos formadores de opinião, pois através de cada ação, a universidade busca contribuir para que os acadêmicos desenvolvam autonomia e consciência do papel deles na sociedade.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos