Final feliz
Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra
Animal está desde maio aos cuidados da Universidade em Canoas
Símbolo da resiliência do povo gaúcho na enchente de maio de 2024, o cavalo Caramelo foi adotado oficialmente pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Depois de passar cerca de cinco dias sobre um telhado de zinco, ilhado pelas águas em Canoas, em 9 de maio Caramelo foi resgatado e levado ao Hospital Veterinário (HV) da Ulbra, em Canoas. Por ter sido abandonado pelo tutor e apresentar sinais de maus-tratos, o cavalo permaneceu sob a guarda temporária da Ulbra.
A transferência do animal para a Universidade foi confirmada oficialmente na última sexta-feira (6/12), por meio de um termo de adoção responsável de equino, assinado pela secretária do Bem-Estar Animal de Canoas, Fabiane Tomazi Borba, e pelo presidente da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Carlos Melke, e pelo vice-presidente, Antônio Romanoski.
O resgate foi realizado por uma equipe que anestesiou o cavalo ainda no telhado, transportou-o em um bote e, posteriormente, o transferiu em um caminhão do Exército até o hospital, que é referência no tratamento de animais de grande porte. Além de Caramelo, cerca de 1,5 mil animais receberam atendimento no HV da Ulbra, incluindo cães, gatos e equinos.
Desnutrição severa e maus-tratos
Quando chegou à Ulbra, Caramelo foi atendido pela equipe de veterinários da Universidade. O animal apresentava desidratação leve, exaustão física devido ao jejum prolongado e pequenas lesões cutâneas, além de um acentuado estado de desnutrição. De acordo com laudo produzido pelo coordenador do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, veterinário Jean Soares, o animal apresentou sinais sugestivos de maus-tratos e, durante exame clínico, foram constatados problemas que antecederam a ocorrência do resgate.
O animal apresenta um desenvolvimento corporal inadequado para sua idade (entre seis e oito anos), conforme verificado pela cronologia dentária. Este fato indica que o cavalo sofria de desnutrição severa há um longo período de tempo, antes mesmo da enchente. Foram observados sinais de restrição física prolongada no corpo do animal, com corda e atrelagem na cabeça e no corpo, sugerindo que o cavalo foi mantido amarrado por longos períodos, tendo sido usado provavelmente para puxar carroça.
"Além dos sinais físicos de maus-tratos, o cavalo foi encontrado abandonado à própria sorte e não foi resgatado pelo seu tutor, demonstrando negligência grave. Diante da evidência clara de maus-tratos, é de extrema importância ressaltar que animais que apresentam tais sinais não devem ser devolvidos aos seus tutores originais. É fundamental que os responsáveis por tais atos sejam devidamente responsabilizados criminalmente, conforme as leis vigentes de proteção aos animais", relatou o veterinário Soares.
Futuro em um santuário
Não foram observados sinais de doenças infecciosas ou comprometimentos sistêmicos no animal. Para aprofundar a avaliação, foram realizados exames complementares, como hemograma completo, medição de proteínas plasmáticas totais e fibrinogênio plasmático, além de avaliações da função hepática e renal.
Caramelo apresentou completa recuperação após o resgate, recuperando a condição corporal. Foi vacinado contra tétano, influenza e encefalomielite equina, além de receber cuidados odontológicos e a implantação de um microchip para identificação, garantindo a sua identidade e facilitando o controle e monitoramento de sua saúde. Atualmente, Caramelo está saudável e não está mais tomando suplemento, pois engordou mais de 50 quilos desde que chegou à Ulbra, já pesando cerca de 400 quilos.
A Universidade projeta a construção de um santuário para que o animal possa desfrutar de sua aposentadoria e está em busca de parceiros para que a obra seja concretizada o mais breve possível. Atualmente, Caramelo é mantido na fazenda-escola da Ulbra, ao lado de outros animais de grande porte.
Assessoria de comunicação
(51) 99957-9829
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024