Relações Internacionais
Espanha é o país homenageado no 14º Sarau das Nações
Evento gratuito de Arte, Cultura e Educação vai de 25 a 29/9
Com a temática central "Educação, Arte e Cultura: Experiências Transformadoras", a 14ª edição do Sarau das Nações ocorre de 25 a 29 de setembro com atividades presenciais em algumas unidades de ensino superior da Rede Ulbra de Educação e lives, via Google Meet, que serão disponibilizadas no site do evento. O objetivo é valorizar a diversidade cultural e proporcionar um ambiente de troca de conhecimento. O Sarau, promovido pela Diretoria de Relações Internacionais, é gratuito e aberto à comunidade e, neste ano, traz a Espanha como país homenageado.
De acordo com o diretor de Relações Internacionais da Ulbra, professor Antônio Costa, a programação vai contar com lives, mesas-redondas e palestras, com a participação de professores do Brasil e do exterior. Entre as atividades previstas estão a Feira de Brasilidade e o painel com Mulheres Empreendedoras.
"Ao unir a educação e a arte, é possível oferecer aos participantes um ambiente de aprendizagem enriquecedor. Queremos proporcionar contato com esse importante conhecimento que possibilita a expressão, a imaginação, a sensibilidade e o pensamento crítico para discutir diferentes temáticas que buscam melhorar a qualificação profissional e acadêmica dos nossos estudantes", destaca Costa.
Homenagem a Pablo Picasso
O ano de 2023 marca os 50 anos da morte do pintor, escultor, poeta e dramaturgo Pablo Picasso, nascido na cidade espanhola de Málaga. De acordo com o professor Costa, a data é uma oportunidade para homenagear o artista e destacar sua contribuição para a cultura mundial. "Seu trabalho transcende fronteiras geográficas e temporais, deixando uma marca indelével na história da arte", ressalta.
Estreitando laços
De acordo com Costa, é fundamental estabelecer parcerias e redes de colaboração entre instituições de ensino, artistas e gestores culturais, visando à criação de projetos e ações conjuntas que promovam a educação e a arte em diversos contextos. "O objetivo é fortalecer e estreitar as relações da Universidade com os nossos parceiros", afirma.
Atualmente, a Ulbra possui convênio com 53 instituições de ensino superior estrangeiras em 20 países, o que demonstra a importância da pluralidade cultural e troca de experiências que faz parte da proposta do evento. Um exemplo disso é a participação da intercambista Angie Serna, da Universidade Colegio Mayor de Cundinamarca, na Colômbia, que vai falar sobre a herança cultural do país durante a semana do evento, no campus Canoas.
Para saber mais sobre a programação presencial do Sarau das Nações e se inscrever nas lives, clique aqui.
Thamiriz Amado
Jornalista - MTB 18. 872
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá