Feira de Agronegócio
Ulbra reúne personalidades em jantar na Expointer 2023
Prefeitos, secretários municipais, dirigentes esportivos durante encontro
Em clima festivo, na 46ª Expointer, a Ulbra recebeu várias personalidades e colaboradores em jantar de confraternização, na noite de quinta-feira (31/8). Prefeitos, secretários municipais, dirigentes esportivos, representantes de diversas áreas, direção, docentes e colaborares participaram do encontro no salão do segundo andar do prédio da Associação Brasileira de Angus. Carlos Melke, presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, destacou a importância da Expointer como vitrine para o campo mostrar toda sua pujança, inovação e novas tecnologias.
"É um evento que une o campo à cidade para mostrar a força do agro. E a Ulbra não poderia ficar de fora de um evento dessa magnitude, por estar diretamente conectada às questões do campo, levando conhecimento, pesquisa e inovação para esse importante setor não só do nosso Estado como de todo o país. Somos um elo importante nesta cadeia produtiva do agro", afirmou Melke.
A Ulbra está participando desta feira com os cursos de Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Mecânica e Engenharia Automotiva. "Conectar conteúdo, inovação, conhecimento entre a feira, nossos estudantes, docentes e comunidade é de extrema relevância", destacou Melke. "Estamos olhando esse evento de perto e conseguindo externar para nosso público a excelência acadêmica e de aprendizagem da Ulbra", acrescentou o presidente da Aelbra.
A importância da Ulbra para as comunidades
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, ressaltou que as histórias da Ulbra e Canoas se misturam. "É uma das maiores universidades brasileiras. A Ulbra contribuiu muito para que Canoas se tornasse hoje uma das principais cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil", acrescentou.
"A Ulbra tem um vínculo forte com as comunidades, juntamente com seus professores e colaboradores, que durante os seus 51 anos fizeram história e melhoraram a vida de milhares de canoenses", contou o prefeito de Canoas. "Em todas as áreas, a Ulbra ajudou a transformar a cidade. Nossa gratidão por uma instituição que acreditou e que nasceu em Canoas", disse Jairo Jorge.
Os laços da Universidade com as cidades
O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, disse que "a presença da Ulbra na Expointer 2023 engrandece a nossa feira e reforça os laços que temos com esta importante universidade". Esteio já possui diversas parcerias e projetos realizados de uma maneira colaborativa com a universidade, revelou o prefeito. "A presença na Expointer torna esses laços institucionais entre cidade e universidade ainda maiores".
"Grêmio e Ulbra é uma parceria de resultados", ressalta o vice-presidente do Grêmio, José Carlos Duarte. "Duas instituições com históricos de vitórias. O Grêmio tricampeão da América, campeão do Mundo; a Ulbra campeã no vôlei, no futsal. É uma sinergia que promete muito", previu Duarte.
A Ulbra como ecossistema de inovação
"A Universidade Luterana do Brasil tem uma longa história de parceria com a Expointer. Esta feira faz parte da comunidade de aprendizagem da Ulbra, possibilitando a prática para os nossos alunos", observou o reitor da Ulbra RS, Thomas Heimann. Ele também ressaltou a presença dos cursos na Expointer, que inclusive levaram as aulas para a feira durante esta semana, agregando os aspectos teóricos e práticos. "O que nos leva ao ecossistema de inovação", declarou Heimann.
O vice-presidente da Aelbra, Antônio Carlos Romanoski, também destacou a Expointer como uma tradição gaúcha e que está entre as maiores da América Latina. "Estamos muito motivados e a cada ano aumentamos a nossa participação nesta feira, que representa a pujança do povo gaúcho", afirmou.
Entre as lideranças também estavam presentes: secretária de Educação de Esteio, Cláudia Kereski Ruschel; secretário de Relações Institucionais de Canoas, Mário Cardoso; secretário de Saúde de Canoas, Felipe Martini; diretores do Grupo O Timoneiro, Gisele Uequed e Vanderlei Dutra; Alexandre Rossato, representando o presidente do Grêmio, Alberto Guerra; diretores jurídicos da Aelbra, João Pedro Melke e Tarik Alves; superintendentes da Aelbra, Fabiano Pereira (de Educação Superior), Adriano Chiarani da Silva (de Infraestrutura e Serviços), Daniel Brum (de Comunicação e Marketing) e Carin Kuchenbecker e André Bernardo (de Ensino Básico); diretor da Ulbra Sport, Hans Kuchenbecker; capelão da Ulbra, Maximiliano Wolfgramm Silva; diretor da Rede Ulbra de Inovação, Alexandre Ströher; diretor-geral dos cursos de Direito da Aelbra, Carlos Alberto Lontra; diretor das Relações Internacionais da Aelbra, Antônio Costa; assessor administrativo da Ulbra Canoas, Alexandre Berton; e demais colaboradores e comunidade acadêmica.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá