Gente da Ulbra
Egressa da Ulbra atua no combate à COVID-19 em Manaus
Manoela Rios integra grupo contratado pelo Ministério da Saúde
Formada em Fisioterapia no ano de 2017 pela Ulbra de Santa Maria, Manoela Rios, 25 anos, é a primeira profissional da saúde gaúcha selecionada para trabalhar no estado do Amazonas no combate à COVID-19. Ela, que já está em solo amazonense, contou a motivação que a fez se inscrever na ação do governo, O Brasil Conta Comigo, e também relatou sua expectativa para este desafio.
Manoela, que tem especialização em Infectologia e Neurologia, diz estar "muito confiante e tranquila". Apesar de ser seu primeiro emprego após o término de sua residência, ela entende que é uma experiência única e que sabe o quanto vai agregar em sua vida. "Quando me ligaram falando sobre vir para cá, foi um susto muito grande, pois eu não esperava que fossem me chamar. Mas, durante a ligação, a única coisa que pensei era que eu iria vir, eu fiz um juramento quando me formei, então era meu dever me disponibilizar a ajudar a população em um momento como esse", revelou Manoela.
Natural de Canguçu, a gaúcha ainda acrescenta que sabia desde o início que havia chegado o momento de ajudar quem estava precisando. "Ver tudo que o povo de Manaus está sofrendo foi e é a minha maior motivação. Estar aqui não só por mim, mas por todos nós," explicou a fisioterapeuta. Manoela, que chegou a Manaus no início de maio, passou por um período de capacitações, após, estava escalada para iniciar em uma unidade de cuidados aos adultos e idosos críticos. A fisioterapia neste momento está muito ligada ao suporte ventilatório de pessoas que apresentam insuficiência respiratória, então ela será responsável pelos cuidados com esses pacientes.
De acordo com a egressa, o Ministério da Saúde está cobrindo todas as despesas dos profissionais recrutados e fazendo ainda uma contribuição mensal a eles. Sobre uma estimativa de quanto tempo ficará em Manaus, a jovem respondeu que foi recrutada para um período de seis meses. "Porém, tudo depende da evolução da epidemia, podendo ser reduzido ou prolongado".
A fisioterapeuta ressaltou a importância da graduação como base de tudo que sabe e aprendeu. "O amor que eu tenho pela minha profissão foi graças à Ulbra e aos meus professores, que sempre me incentivaram a ir além. Sem falar que todo o conhecimento que me foi passado hoje é o meu suporte aqui. Tenho certeza que a Ulbra é peça-chave na minha formação profissional e pessoal", elogiou a egressa, mostrando sua gratidão à Universidade Luterana do Brasil por, segundo ela, ter "professores com alto índice de conhecimento e especialização".
Natã Nunes
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes