Congresso Internacional
Reitor participa de reunião na Alemanha sobre evento internacional
Encontro é prévia para Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero
O reitor da Universidade, Ricardo Willy Rieth, participa até hoje, 9 de agosto, da reunião do Comitê Científico Permanente do Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero, do qual é membro titular desde 2002. O encontro, que ocorre em Berlim, Alemanha, iniciou em 7 de agosto e marca os preparativos para a 14ª edição do Congresso, em agosto de 2022, na California Lutheran University (www.callutheran.edu), em Thousand Oaks, cidade situada a 70 km ao norte de Los Angeles, Estados Unidos.
O Congresso Internacional de Pesquisa de Lutero ocorre desde 1956, em intervalos de cinco anos. A última edição aconteceu em 2017, em Lutherstadt Wittenberg, Alemanha, cidade que abrigava a universidade na qual Lutero foi professor e tornou-se o berço da Reforma. Na ocasião, a realização do congresso coincidiu com o jubileu dos 500 anos da Reforma Luterana, que tem como data de referência 31 de outubro de 1517, lembrando a divulgação das 95 teses de Lutero sobre o valor das indulgências, fato que, por primeira vez, o colocou em grande evidência na Europa de então. Ao longo de todo o ano de 2017, também a Ulbra, juntamente com demais instituições de ensino mantidas pela Aelbra, promoveu atividades acadêmicas e culturais, com o apoio institucional do Comitê Ulbra 500 Anos da Reforma. Em 2007, o Congresso foi sediado na Ulbra, no campus Canoas, pela primeira vez no hemisfério sul.
Daqui a três anos, o Congresso espera reunir de duas a três centenas de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento, oriundos de todos os continentes. Em sua temática geral, o congresso de 2022 irá desafiar os participantes a que aprofundem a pesquisa e o entendimento sobre a compreensão da Palavra em Lutero, bem como seu emprego pelo teólogo e reformador em suas abordagens sobre conhecimento, linguagem, política, igreja, sociedade, cultura, mídia, dignidade humana e gênero. Juntamente com Rieth, integram o Comitê Científico os professores e pesquisadores Volker Leppin, da Universidade de Tübingen, Alemanha, que preside o Comitê; Marius Timmann Mjaaland, da Universidade de Oslo, Noruega; Antii Raunio, da Universidade do Leste, Finlândia; Anna Vind, da Universidade de Copenhague, Dinamarca; Robert Kolb, da Concordia Seminary St. Louis, Estados Unidos; Mark Mattes, da Universidade de Grand View, Estados Unidos; Mary Jane Haemig, do Luther Seminary, St. Paul, Estados Unidos; Christopher Spehr, da Universidade de Jena, Alemanha; e Armin Kohnle, da Universidade de Leipzig, Alemanha.
Segundo Rieth, "a oportunidade de participar ativamente neste intercâmbio científico internacional representa uma forma de promover uma das principais metas do planejamento estratégico da Ulbra e demais instituições mantidas pela Aelbra, qual seja, aprofundar e reforçar a identidade luterana em todos os processos que envolvem a aprendizagem qualificada de estudantes do ensino básico e superior."
O lugar de realização da reunião do Comitê, Igreja Santa Sofia, no centro da capital alemã, foi palco de eventos memoráveis. Situada a poucos metros de onde passava o Muro de Berlim, cuja queda completa três décadas no próximo mês de novembro, esta igreja, datada de 1713, recebeu, em 13 de setembro de 1964, o pastor e ativista de direitos humanos estadunidense Martin Luther King Jr., que ali pregou por ocasião de uma visita relâmpago a Berlim Oriental, capital da socialista República Democrática Alemã. Também ali, em novembro de 1989, ocorreram as assembleias da Mesa Redonda, conselho formado pelas lideranças políticas de oposição ao regime comunista no processo de reorganização política do país, o que levaria, na sequência, à reunificação da Alemanha.
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes