Intercâmbio
Acadêmicas de Arquitetura são selecionadas para Bolsa Internacional
acadêmicas receberão uma bolsa-auxílio para estudar na Espanha
O convênio firmado pela Ulbra com o Banco Santander S/A - Programa de Bolsas Ibero - Americanas, no programa Santander Universidades, acaba de selecionar os acadêmicos que receberão bolsas-auxílio para intercâmbio estudantil com universidades da Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Portugal, México e Uruguai.
Os seis jovens selecionados no processo aberto pelo setor de Relações Internacionais da Ulbra são acadêmicos de cinco cursos de graduação de dois campi (Canoas e Santa Maria): Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Engenharia Elétrica e Medicina Veterinária. Com isso, a Universidade segue promovendo ações de internacionalização, tanto por troca de conhecimentos, por meio do uso de tecnologias, como por intercâmbios.
O campus da Ulbra Santa Maria teve duas acadêmicas do Curso de Arquitetura e Urbanismo, selecionadas para receber a bolsa-auxílio, Isabelle Vera e Gabriela Bueno Souza, ambas irão para Universidade de Málaga, na Espanha.
Conversamos com as duas acadêmicas para conhecer um pouco mais sobre os projetos e expectativas para viagem. Confira abaixo:
Nome: Isabelle Vera
Curso: Arquitetura e Urbanismo / 6º semestre
Idade: 24 anos
Como conheceu o programa?
Através de uma publicação sobre o Programa Ibero-Americanas na página da Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Santa Maria, no Facebook.
Universidade escolhida e por qual motivo?
Universidade de Málaga, pois é uma das maiores Universidades públicas da Espanha e oferece o meu curso de graduação, localizada em um lugar lindo e histórico, cidade portuária, com velhos bairros típicos, avenidas espaçosas e movimentadas, museus interessantes e monumentos imponentes, pelo qual me interesso muito.
Você imaginou que poderia ser selecionada para uma bolsa?
Apesar de eu achar que os critérios de seleção eram bem exigentes, pois dependiam do desempenho acadêmico e também de atividades complementares do currículo, eu sempre imaginei que conseguiria, nunca deixei de acreditar, pois penso que quando é para ser, vai ser!
Como recebeu a notícia?
Esperei tanto conseguir que quando realmente recebi a notícia fiquei perplexa, mas ao mesmo tempo muito feliz e grata!
Mas a "ficha não caiu" ainda, e acredito que só cairá quando eu estiver no meu destino.
Quais suas expectativas?
Espero e acredito que vai ser uma experiência incrível e única na minha vida, onde além de eu ter crescimento pessoal, terei ganhos também na área profissional, fazendo ampliar horizontes e oportunidades. Terei a chance de manter contato com pessoas completamente diferentes, fazer novos amigos, ter conhecimento em novos idiomas, conviver com várias culturas e conhecer lugares belos, históricos e memoráveis.
Espero, de verdade, voltar para casa uma pessoa diferente, com muito aprendizado pessoal e profissional e também com muitas histórias para contar.
Nome: Gabriela Bueno Souza
Curso: Arquitetura e Urbanismo - 8º Semestre
Idade: 22 anos
Como conheceu o programa?
Por acaso, quando eu estava olhando o site da Ulbra e vi uma notícia da divulgação do programa que me chamou atenção e decidi me informar sobre como funcionava o programa e quais os pré-requisitos para participação, quando vi que me encaixava em todos os pré-requisitos, comecei a agilizar as documentações necessárias para realizar a inscrição.
Universidade escolhida e por qual motivo?
Primeiramente a escolha foi a Universidade de Porto em Portugal pela afinidade com o idioma, porém quando fui selecionada, não havia mais vagas para Portugal e precisei escolher outra universidade, sendo assim, a Ulbra indicou a Universidade de Málaga e fez boas recomendações sobre a cidade.
Você imaginou que poderia ser selecionada para um bolsa?
Desde o início da graduação eu pretendia participar de algum programa de intercâmbio se tivesse oportunidade, pensava no Ciência sem Fronteiras, mas como não houve mais abertura de vagas, acabei desistindo, então a bolsa do Santander foi uma grande oportunidade de realizar o sonho de viajar para fora do país e ainda poder estudar em uma Universidade estrangeira.
Como recebeu a notícia?
Primeiramente fiquei como suplente na listagem final dos selecionados e alguns dias depois recebi uma ligação da assessoria de relações internacionais de Canoas informando que fui selecionada para participar da bolsa ibero-americanas do Santander.
Quais suas expectativas?
Crescimento acadêmico e pessoal, adquirindo novos conhecimentos em uma universidade no exterior juntamente com a oportunidade de conhecer outro país.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
OUTPrêmio de Psicologia Estudante de Psicologia da ULBRA Santa Maria tem pesquisa premiada -
16
AGOEnsino III Mostra Científica Integrada da ULBRA Santa Maria destaca TCCs -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
03
ABRFormaturas Ulbra Santa Maria Celebra Formaturas do Segundo Semestre de 2023
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes