Extensão
Identidade Afro-brasileira e Indígena em pauta na Ulbra
Ação Comunitária Integrada acontece nos campi e polos de todo Brasil
A Universidade Luterana do Brasil promove, de 12 a 23 de novembro, a Ação Comunitária Integrada Identidade Afro-brasileira e Indígena nas unidades de ensino presencial mantidas pela Aelbra e polos Ulbra de educação a distância de todo país.
As atividades compreendem, de acordo com o cronograma de cada local, a realização de palestras, rodas de conversas, oficinas, seminários, atendimento facial e massagens, feira da saúde, cine fórum, aulas de capoeira, ações sociais, exposições de banners, mesas redondas, mostras de vídeos, varal de poesias, degustação de doces, visitas guiadas a comunidades quilombolas e passeios de barco.
Entre os organizadores dos campi e polos participantes estão o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro (Neabi) da Ulbra Canoas, além dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Enfermagem, Engenharia Mecânica e Química, Estética e Cosmética, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social e licenciaturas da Universidade.
Os locais de realização dos encontros propostos não se restringem apenas aos ambientes acadêmicos, estando agendados em diversas unidades para acontecer dentro de áreas indígenas, quilombos, praças e espaços públicos.
A abordagem desta temática tem por objetivo trabalhar o diálogo intercultural da identidade brasileira, a fim de aprofundar a discussão no universo acadêmico, depondo todo e qualquer preconceito que ainda persista à luz desta perspectiva de alteridade.
"Esperamos, com esta proposta, ampliar a discussão acerca do papel dos cidadãos afro-brasileiros e indígenas na identidade histórica social do nosso país. Por esta razão, enfatizamos a identidade negro-indígena como um projeto de construção cultural e social, porque a negritude desta população tem sido, por vezes, identificada somente pelos seus traços étnicos e não ainda pelas suas heranças geográficas, culturais e religiosas, cuja contribuição para a formação do cidadão brasileiro sequer são visíveis", ressaltou a diretora de Extensão da Universidade, Simone Loureiro Brum Imperatore.
Clique e tenha acesso a toda programação.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá