MEC 2018
Estética e Cosmética obtém nota 4 na avaliação do MEC
curso apresentou excelência na avaliação do curso
O curso de Estética e Cosmética da Ulbra Santa Maria recebeu conceito 4, em uma escala de 1 a 5, da comissão de avaliação do Ministério da Educação(MEC), em visita realizada nos dias 21 e 22 de junho, ao campus.
O resultado obtido demonstra o compromisso e a responsabilidade da Instituição, constante preocupação com os alunos, além de representar credibilidade e certificação de qualidade no ensino. A avaliação levou em consideração diversos indicadores como: Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, Responsabilidade Social, Gestão Institucional, Atendimento ao Discente, Infraestrutura, entre outros aspectos.
O diretor Augusto Frederico Kirchhein comentou sobre o significado para a Instituição do conceito recebido pelo MEC, "O fato de termos um parecer extremamente significativo, de avaliadores de fora da instituição, nos honra e alegra. Temos de reconhecer que os relatos e dados que temos de egressos do curso, com suas carreiras estabelecidas, é o que realmente dá referência ao curso. No entanto, o conceito do MEC é como que a 'cereja do bolo' a cada ciclo avaliativo. Parabéns aos docentes e alunos do curso!"
A Coordenadora do curso de Estética e Cosmética, professora Cláudia Cavallari Marasciulo comentou sobre conceito recebido do MEC. "Os indicadores de qualidade da educação são dados quantitativos que vão determinar a qualidade do sistema educacional e de um curso em específico. A avaliação é um julgamento de mérito, que serve tanto para fundamentar, como para controlar a qualidade, objetivando melhorar cada vez mais. Também significa um balanço e um processo de identificação de rumos e, acontece de diversas formas, entre elas, o ENADE, e a avaliação in loco".
O ENADE avalia o desempenho dos alunos, através dos conhecimentos em relação aos conteúdos de seus cursos, bem como as habilidades e competências durante a graduação, o que ajuda a medir se a qualidade do ensino foi satisfatória. A avaliação in loco, constitui-se em ferramenta para o planejamento da gestão e do desenvolvimento, e serve como prestação de contas à sociedade da qualidade daquele curso.
A coordenadora finalizou comentando que as notas do MEC, são o grande referencial para que os estudantes tenham como avaliar a qualidade de um curso, podendo assim, fazer sua escolha com critérios, lembrou ainda que, curso de Estética e Cosmética foi validado com nota 4, o que comprova a excelência em educação superior, demonstrada a sociedade. O curso fez seu primeiro ENADE em 2016, tirando nota 4, e foi avaliado in loco pelo MEC/INEP, em 2018 também com nota 4.
Curso oferece 80 vagas no processo seletivo de inverno
São 80 vagas ofertadas para a graduação de Estética e Comsética, no Vestibular de Inverno da Ulbra. O dia de realização da prova deve ser escolhido pelo candidato, conforme as opções disponíveis no site. Mais informações podem ser obtidas em www.ulbra.br/vestibular.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos