Reconhecimento
Pró-reitor Acadêmico é empossado na Academia Brasileira de Odontologia
Pedro Hernández é o primeiro brasileiro não nato a tornar-se imortal
Desde o dia 19 de maio, a cadeira 56 da Academia Brasileira de Odontologia (AcBO) pertence ao mais novo imortal: Pedro Antonio González Hernández, pró-reitor Acadêmico da Universidade Luterana do Brasil. Este feito é o ápice do reconhecimento por parte de uma Instituição que prima pela excelência do ensino odontológico e busca sempre o aprimoramento dos procedimentos técnico-científicos da Odontologia brasileira. Hernández é o primeiro titular que não é brasileiro nato a tornar-se imortal na Academia Brasileira de Odontologia.
"O país que eu escolhi foi o país que me deixou voar", comentou o pró-reitor, parafraseando o professor de Matemática Ricardo Arnoldo Cantoral Uriza, mexicano de nascimento. "Ele me disse uma frase que me marcou muito: professor, o teu país não é o chão que você pisa, e sim, o céu onde você voa. Acho esta frase fantástica. Eu nunca me senti estrangeiro aqui. Eu sempre fui muito bem acolhido e ser escolhido para me tornar um membro titular de uma entidade máxima que congrega a excelência odontológica brasileira é maravilhoso", afirmou Hernández.
A cerimônia, que ocorreu na sede do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, no Rio de Janeiro (RJ), contou com a presença do reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, que fez questão de estar presente no evento. "Para nós, é um orgulho saber que a Academia reconhece a trajetória do professor Pedro. É um orgulho ter um pró-reitor Acadêmico laureado, um imortal. Pedro se destaca na Odontologia. Ele tem uma contribuição para a área do Brasil muito significativa e é um destaque, também, por ser o primeiro estrangeiro na academia a tomar posse."
Para o presidente da Academia Brasileira de Odontologia, professor Roberto Braga de Carvalho Vianna, a posse do pró-reitor é uma honra. "Ter o Pedro como imortal é uma honra para nós e certamente para a Ulbra, que tem a qualidade de ensino reconhecida em todo o Brasil. Nós só temos que agradecer a produção da Universidade."
Os imortais da Ulbra na área da Odontologia
Entre os nove imortais da Região Sul do Brasil, que compreende os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, quatro são docentes da Ulbra. Antes da posse do pró-reitor Acadêmico, três professores já tinham o assento na Academia: Adair Luiz Stefanello Busato, coordenador do curso de Odontologia da Ulbra Canoas, titular da cadeira 55 desde 2001; Miguel Ângelo Santiago Nobre, titular da cadeira 5 desde 2001, e Ricardo Prates Macedo, titular da cadeira 68 desde 2004.
Sobre a Academia
A Academia Brasileira de Odontologia é uma entidade civil, filantrópica, sem fins lucrativos. Fundada em 25 de outubro de 1949 por professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), visa reunir professores e cirurgiões-dentistas de todo o país para contribuir pelo aprimoramento constante do ensino odontológico e, consequentemente, pela constante atualização dos procedimentos técnico-científicos da Odontologia brasileira.
Conforme o estatuto da AcBO, para tornar-se Acadêmico, é necessário ser cirurgião-dentista que, além dos requisitos de valor moral e científico, o profissional deverá possuir notório saber e ser de atuação preeminente na classe odontológica. A entidade possui 100 cadeiras dos Acadêmicos, que são distribuídas por todas as regiões brasileiras.
Além do reitor Marcos Fernando Ziemer, também estiveram presentes à cerimônia os professores e acadêmicos Adair Luiz Stefanello Busato, Miguel Ângelo Santiago Nobre e Ricardo Prates Macedo.
Assista o vídeo da solenidade de posse dos imortais da Academia Brasileira de Odontologia.
Adriana Marques
Jornalista - MTb. 8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Universidade Luterana do Brasil - Ulbra
Tags
Notícias relacionadas
-
24
OUTVisita dos reitores Reitores da ULBRA Rio Grande do Sul promovem capacitação acadêmica -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes