Parceria
Ulbra e PGE assinam Termo de Cooperação
Educação em Direitos Humanos e Projetos Comunitários serão prioridades
Com o objetivo de realizar conjuntamente atividades, projetos e ações na área da educação em direitos humanos, foi firmado, nesta quinta-feira, 16 de março, o termo de cooperação técnica entre a Ulbra e a Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Serão executados estudos e pesquisas em conjunto, além da promoção de capacitação de pessoal nas áreas de interesse em comum.
"Nós estamos honrados em firmar uma parceria com a Universidade Luterana do Brasil. Ela é uma instituição de ponta, muito bem conceituada e temos que nos pautar com esse olhar de direitos humanos, não simplesmente em uma atuação que busca atender o direito do Estado, mas atender, também, a comunidade", expressou o procurador-geral do Estado, Euzébio Ruschel. Ao assinar o documento, o procurador-geral saudou com entusiasmo o momento e destacou os aniversários das duas instituições. "A assinatura de hoje marca um dos eventos comemorativos aos 52 anos da PGE, que será celebrado em 19 de março, e, também, os 45 anos da Ulbra".
O reitor Marcos Fernando Ziemer declarou que esta cooperação veio em boa hora, ajudando a reforçar a decisão de cada vez mais levar a Universidade ao encontro da comunidade. "Nós entendemos que o processo de aprendizagem do aluno só se completa quando ele consegue sair da sala de aula e concretizar isso, de alguma forma, levando algum benefício para a sociedade. Este tem sido o grande enfoque da nossa gestão. Nós estamos comemorando 45 anos e um dos pontos do nosso planejamento estratégico é reforçar a nossa identidade luterana e a nossa relação com a comunidade", explicou.
O coordenador Adjunto da Comissão de Direitos Humanos da PGE, procurador Jorge Terra, afirmou que a Ulbra tem um trabalho social reconhecido e citou o projeto desenvolvido pela Instituição no Quilombo Areal da Baronesa, em Porto Alegre, além da participação efetiva na Rede de Educação em Direitos Humanos do Sistema de Justiça e Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul. "Acredito que este termo será um grande guarda-chuva e vai permitir que nós tenhamos planos de trabalho específicos, não só aqui em Porto Alegre e na região metropolita como em todo o Estado. Acreditamos que muitos frutos virão a partir desta assinatura", projetou Terra.
A diretora de Assuntos Comunitários da Ulbra, Simone Imperatore, que junto com o procurador Jorge Terra é uma das mediadoras desta assinatura, explica que a cooperação entre as entidades tem origem na questão dos quilombos, mas não se limita a isso. "Também se projetam as ações nos observatórios de direitos humanos, nas salas de acolhimentos e todo um trabalho desenvolvido no Rio Grande do Sul envolvendo as nove unidades da Ulbra. Isto é reflexo da ação da Universidade na comunidade e vice-versa, é o que move todo o trabalho social".
Com a assinatura do termo de cooperação serão desenvolvidos projetos comunitários e atividades de extensão, pesquisa e ensino que abordem temas de direitos humanos e de educação em direitos humanos. O termo de cooperação terá a vigência de dois anos.
Também participaram do ato de assinatura o vice-reitor Ricardo Willy Rieth, o pró-reitor de Planejamento e Administração José Paulinho Brand, o pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández, a procuradora-geral Adjunta para Assuntos Institucionais Ana Cristina Tópor Beck e a analista jurídica Maristela Lorensi.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.:8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
16
OUTPrêmio de Psicologia Estudante de Psicologia da ULBRA Santa Maria tem pesquisa premiada -
16
AGOEnsino III Mostra Científica Integrada da ULBRA Santa Maria destaca TCCs -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes