PDI
Revisão do PDI inclui consulta à comunidade acadêmica
Pesquisa aborda as políticas institucionais para a Universidade
Com o compromisso de coordenar a Comissão de Revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) ao longo de 2016, a diretora de Legislação e Registros Cármen Lúcia Rodrigues ressalta que a inovação que a Universidade busca é atualizar o documento com a participação da comunidade acadêmica e a sociedade civil organizada. O documento está sendo planejado conforme as diretrizes institucionais e orientações da mantenedora, a Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), com prazo de finalização previsto para o mês de dezembro.
A revisão do PDI atende a uma determinação legal do Ministério da Educação, pois identifica a Instituição de Ensino Superior no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver. "Elaborar o nosso PDI é, em outras palavras, refletir sobre a universidade que queremos ter e as formas de construí-la", enfatiza Cármen.
A Comissão também é integrada pelo pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand, a coordenadora de Processos Avaliativos, Jaqueline de Menezes Rosa, a diretora de Assuntos Comunitários, Simone Loureiro Brum Imperatore, e a diretora geral de Ensino, Graziela Macuglia Oyarzabal. Essa equipe trabalha com cinco eixos temáticos, abrangendo 10 dimensões do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes): Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Práticas de Gestão e Infraestrutura Física.
É no eixo Políticas Acadêmicas que a Universidade vai promover uma Consulta Pública para o PDI. As opiniões e sugestões de alunos, professores, colaboradores, gestores e egressos da Ulbra serão captadas, de 16 de maio a 17 de junho, no Autoatendimento do site www.ulbra.br, no link Avaliação Institucional. A pesquisa abrangerá:
- Políticas de Ensino, Pesquisa e Extensão;
- Políticas de Ações Afirmativas de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos e Igualdade Étnico-Racial;
- Políticas de Difusão das Produções Acadêmicas: Científica, Didático-Pedagógica, Tecnológica, Artística e Cultural;
- Políticas de Atendimento ao Discente;
- Política de Gestão;
- Política de Infraestrutura.
O resultado será apresentado ao Conselho Universitário, entre junho e julho, para estudo e validação. E, em agosto, todas as Unidades da Ulbra realizarão seminários com suas comunidades acadêmicas e externas, quando serão apresentados os resultados da Consulta Pública, esclarecidas dúvidas e prestadas orientações sobre a aplicação das políticas estabelecidas. O prazo para finalização do documento é o mês de dezembro de 2016.
Como participar
- Acesse o Autoatendimento, no site www.ulbra.br;
- Entre no o link Avaliação Institucional;
- Quando: de 16 de maio a 17 de junho;
Acompanhe os seminários que ocorrerão nas Unidades de ensino superior presencial da Ulbra no Rio Grande do Sul no mês de agosto.
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE A REVISÃO DO PDI DA ULBRA
16.05.2016 - Instaladas as Subcomissões de Revisão do PDI;
12.02.2016 - Ulbra revisa seu Plano de Desenvolvimento Institucional.
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - MTb 5.785
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