Domingo Clássico Juvenil
Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta Festival Vivaldi
Espetáculo gratuito será no dia 15 de maio com regência de Tiago Flores
No próximo Domingo Clássico Juvenil, a Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta o Festival Vivaldi, uma homenagem a um dos maiores talentos do período Barroco. Sob a regência de Tiago Flores, serão executadas sete obras do compositor italiano, duas delas com participação dos convidados: Daniel Wolff (violão), em Concerto para Violão e Orquestra; e Elias Barbosa e Augusto Britto (bandolins), em Concerto para 2 Bandolins e Orquestra. "Escolhemos essas peças pois elas raramente ou nunca foram executadas em Porto Alegre. Vivaldi é um dos compositores barrocos mais vigorosos e vibrantes. Sua música tem eletricidade, " comenta o maestro. O espetáculo será no domingo, 15 de maio, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, com entrada franca.
O programa inicia Concerto Ripieno em Dó maior - RV 114. Em seguida, os bandolinistas Elias Barboza e Augusto Britto se juntam à orquestra para executar Concerto em Sol Maior para 2 Bandolins e Orquestra - RV 532. Os dois músicos possuem intensa carreira musical, com sólidos trabalhos na área do choro. Elias Barboza possui mais de 200 composições autorais. Em 2012, lançou seu primeiro disco, intitulado Puro Sentimento, que foi indicado a quatro categorias no Prêmio Açorianos de Música 2012. Em 2014, foi premiado na 28ª Moenda da Canção, com seu choro "Luminoso", primeiro lugar na categoria instrumental. Augusto Britto é bandolinista e cavaquinhista e trabalha na área do samba com um grupo de grande destaque no cenário de Porto Alegre, a banda Samba e Amor. Em 2015, entrou para o curso de Música Popular na UFRGS, sendo o primeiro chorão a entrar na Universidade com o bandolim.
A próxima obra do programa é Concerto Ripieno em Dó Maior, RV 115. Após um intervalo, o concerto segue com a execução de Concerto Grosso em Ré menor, Op.3 n° 11, seguida de Concerto per archi em Sol menor, RV 153.
Dando continuidade, a orquestra apresenta Concerto para violão e orquestra em Dó maior, com solo de Daniel Wolff -- um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff atua como concertista, didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy. Catedrático de violão da UFRGS, onde criou o curso de Mestrado em Violão, Wolff é vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão. O espetáculo se encerra com Concerto per archi em Ré maior, RV 121.
Nascido em Veneza (Itália), Vivaldi possui extensa obra, que inclui concertos, sonatas, óperas, obras vacais sacras, cantatas, motetos, árias e serenatas. Suas melodias agradavam a minoria intelectual e despertavam interesse em pessoas que, até então, se mantinham distantes da música, tornando-se popular em toda Europa. Sem temer críticas, o músico inovou em suas composições, iluminando a estrutura formal e rítmica do concerto. Também buscou contrastes harmônicos, resultando em originalidade. Com o advento do Classicismo, suas composições foram largadas ao esquecimento e a maior parte de seus originais permaneceu inédita. Foi somente no século XX que seu trabalho foi organizado e divulgado pelo musicólogo francês Marc Pincherle.
Programa
Antonio Vivaldi
- Concerto Ripieno em Dó maior - RV 114
- Concerto em Sol Maior para 2 Bandolins e Orquestra - RV 532
- Concerto Ripieno em Dó Maior, RV 115
- Concerto Grosso em Ré menor, Op.3 n° 11
- Concerto per archi em Sol menor, RV 153
- Concerto para violão e orquestra em Dó maior (transcrição para violão: Daniel Wolff)
- Concerto per archi em Ré maior, RV 121
Cravo: Eduardo Knob
Solistas: Daniel Wolff (violão), Elias Barbosa e Augusto Britto (bandolins)
Regência: Tiago Flores
Serviço
Domingo Clássico Juvenil: Festival Vivaldi
Quando: Domingo (15/5), às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca*
*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Projeto Social das Crianças e Adolescentes do Bairro Lami (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -- SCFV), sugere-se a doação alimentos não perecíveis.
Fonte: Dona Flor Comunicação
Raphaela Donaduce Flores
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
25
SETEntrada franca Orquestra da Ulbra recebe Sofia Aguirre no Domingo Clássico -
04
SETAgosto Cultural ULBRA Santa Maria promove ULBRA Quiz Day para o Agosto Cultural -
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes