Palestra violência contra mulher
Violência contra mulher foi tema de debate
Brasil ocupa 5º lugar no ranking de feminicídios
Na noite de segunda-feira (21), a ULBRA Santa Maria promoveu a palestra de abertura do Programa Institucional Contínuo de Formação Humana -- PFH, do primeiro semestre letivo. As palestras são destinadas a acadêmicos e professores, dos cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e a distancia da Instituição.
O PFH tem objetivo de abordar questões contemporâneas e imprescindíveis à construção de conhecimentos e despertar da sensibilidade e humanidade que se espera dos egressos da ULBRA. Este é o primeiro, dos quatro encontros que abordarão os temas: étnicos raciais, politicas de educação ambiental, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, direitos humanos, direitos especiais e das minorias, identidade de gênero, política e demais assuntos contemporâneos.
A palestra contou a participação da Delegada Débora Aparecida Dias, Graduada em Direito pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Ciências Criminais pelo Instituto Luiz Flávio Gomes (ILFG); Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA); Mestranda em Ciências Jurídicas na Universidade Autônoma de Lisboa; Delegada de Polícia, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. Em sua palestra, Débora trouxe o tema "Violência contra a mulher". A palestra teve a mediação da professora Ana Paula Nogueira, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, da ULBRA Santa Maria.
Em sua fala Débora abordou temas como Lei Maria da Penha, projetos que a delegacia desenvolve visando a prevenção da violência domestica infantil e ainda trouxe índices, que corroboram com o ambiente vivenciado por uma grande parcela das vítimas.
Lembrou também que o Brasil ocupa a amarga 5º posição, no ranking mundial de feminicídios, segundo o Mapa da Violência 2015: Homicídio de mulheres no Brasil, elaborado pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), com o apoio do escritório no Brasil da ONU Mulheres, da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
Conheça o mapa da violência contra mulheres no Brasil
O programa tem apoio dos Grupos de Pesquisa Santa Maria Verde: Diretrizes urbano-ambientais e Direitos Especiais e Políticas Públicas, coordenado pelos professores Iásin Schäffer Stahlhöfer e Letícia Thomasi Jahnke. O próximo encontro será realizado no dia 27.04, às 19h15min, no auditório da Instituição.
Tags
Notícias relacionadas
-
24
OUTVisita dos reitores Reitores da ULBRA Rio Grande do Sul promovem capacitação acadêmica -
16
OUTPrêmio de Psicologia Estudante de Psicologia da ULBRA Santa Maria tem pesquisa premiada -
12
SETVisita Capacitação da CRE na ULBRA Santa Maria aborda saúde mental de jovens -
11
SETDireito Polícia Penal do RS participa de palestra na ULBRA Santa Maria
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes