Agronegócio: um curso com conceito acima da média nacional
Graduação Tecnológica é ofertada no campus Carazinho
A ULBRA apresenta como objetivo geral organizar e sistematizar as políticas e diretrizes das ações que desencadearão a melhoria da qualidade dos processos e programas da Universidade e assume a missão de desenvolver, difundir e preservar o conhecimento e a cultura pelo ensino, pesquisa e extensão, buscando permanentemente a excelência no atendimento das necessidades de formação de profissionais qualificados e empreendedores nas áreas de educação, saúde e tecnologia.
Neste sentido, a qualidade do CST em Agronegócio se consolida por diversos fatores que proporcionam um maior aprendizado que articula a teoria com a prática. Através da Universidade os acadêmicos do curso dispõem de projetos de extensão comunitária e pesquisa que vão ao encontro da demanda regional do setor produtivo de forma significativa para uma formação tecnológica e humana. Dessa forma, os convênios com empresas da região fortalecem as propostas do curso.
A comissão do MEC (na foto), que avaliou in loco o curso, destacou que na ULBRA o acadêmico tem a possibilidade de adequar a formação segundo as necessidades do mercado, oportunizando ao aluno uma atualização constante junto as novas tecnologias disponíveis. A comissão também ressaltou que o curso avaliado possui pleno comprometimento e preocupação com a interdisciplinaridade, com uma filosofia que se preocupa com a cidadania responsável e atividades pró-ativas para uma contínua formação.
Dessa Forma, em uma escala de 1 a 5 o curso obteve média 4, nota acima do parâmetro nacional que é 3. Os avaliadores do MEC ressaltaram ainda a importância da estrutura física, das parcerias com empresas da região e o excelente relacionamento entre Direção, coordenação, professores e alunos da ULBRA Carazinho.
Conceito 4 avaliado pelo MEC
A coordenadora do CST em Agronegócio Mari Zanella Taietti, salienta a importância deste conceito para a Universidade, para os docentes, para os alunos e principalmente para a região que poderá usufruir da competência destes profissionais com um ensino de qualidade, com mais de 70% dos docentes mestres e doutores, com atividades de visita técnica, congressos, FÓRUM, conferências, salas temáticas como uma constante neste curso propiciando aos alunos um conhecimento de alto nível. Profª Mari Taietti conclui dizendo que a nota acima da média nacional é resultado do trabalho em equipe, envolvendo docentes, funcionários, alunos e comunidade na buscar diária para a construção do curso. Convidamos os envolvidos no processo para buscarmos no menor tempo possível a nota máxima 5, estamos muito perto e entendemos que o trabalho em equipe é o grande diferencial.
(Francine Menin - Jornalista - ACS/Carazinho)
A Melhor Universidade da Região
O diretor da ULBRA Carazinho, Valdemar Sjlender, completa que entre os cursos da ULBRA avaliados nos últimos dois anos, 60% receberam notas 4 ou 5, e na ULBRA Carazinho 83% dos cursos avaliados obtiveram notas 4 ou 5. “Desde 2009, quando a nova Reitoria assumiu a ULBRA, iniciou um processo de preenchimento do formulário de avaliação de muitos cursos. No Brasil, de 15 unidades de ensino superior da ULBRA, nos últimos dois anos 71 cursos foram avaliados, sendo que nenhum ficou com nota abaixo de 3. Todos os cursos visitados e avaliados foram reconhecidos pelo MEC. As unidades da ULBRA no Rio Grande do Sul tiveram 39 cursos avaliados obtendo esse reconhecimento”, ressalta o Diretor.
Para Sjlender, estas notas confirmam a excelente qualidade dos cursos da ULBRA Carazinho, tendo em vista que entre os seis cursos avaliados no campus, cinco ficaram com notas 4 e 5. Isso reafirma a ULBRA como a 6ª Melhor Universidade Particular do Brasil e a Melhor da Região, comprovada tanto pelo índice Geral de Cursos divulgado em janeiro deste ano como por estas notas que também compõem o IGC
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