O projeto Novos Escritores publicou em livro as poesias produzidas por alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio do Colégio Ulbra Concórdia, de Manaus (AM), na disciplina de Língua Portuguesa. A obra foi lançada no dia 28 de outubro, com uma noite de autógrafos, e cada estudante recebeu um exemplar. Ao longo de 2017, após o ensino da técnica de produção, os alunos foram estimulados a produzir poemas, colocando em prática a sua capacidade de escrever textos literários. Em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante, o projeto utiliza como temática os três pilares da Reforma Luterana: Sola fide (somente a fé), Sola gratia (somente a graça) e Sola scriptura (somente a escritura), os quais sustentam a mensagem central do reformador, encontrada na Santa Bíblia: Solus Christus(Somente Cristo). A organização dos 128 poemas foi realizada pelas professoras Débora Souza Costa, Célia Regina Dutra Chaves Pessoa e Christiane Kely Reis Souza. Esse é o terceiro livro lançado pelo projeto e foi editado pela BK Editora.
A vida de Martinho Lutero e os acontecimentos anteriores e posteriores a 31 de outubro de 1517, quando o monge prega as 95 teses na porta da igreja de Wittenberg, Alemanha, foram apresentados aos alunos em atividades com juntas com o Ensino Religioso e História. Além de escrever poesias, os alunos conheceram obras da cultura medieval que traduzem o pensamento e o comportamento religioso daquela época, como pinturas, poesias e músicas sacras, para construir sentido sobre a importância da data para a atualidade.
Pesquisa sobre confessionalidade
A experiência dos alunos do Colégio Ulbra Concórdia é parte dos dados da pesquisa que busca identificar como os princípios educacionais de Martinho Luterno estão inseridos na organização didático-pedagógica da Rede de Escolas da Ulbra e dos cursos de Pedagogia e 11 licenciaturas ministradas e unidades da Universidade Luterana do Brasil no Rio Grande do Sul. Clique aqui para saber mais.
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - MtB 5.785