O documentário A Reforma Luterana Através da Arte, do aluno do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas e estagiário do Núcleo de Produção Audiovisual (NPA), Éverton Ferreira Barboza, será exibido nas aulas magnas alusivas às comemorações dos 500 anos da Reforma Luterana que acontecerão em todos os campi da Universidade neste segundo semestre de 2017. O documentário partiu de uma iniciativa da Direção de Extensão da Ulbra para complementar as aulas magnas está disponibilizado nas redes sociais. Confira aqui.
Tendo duração de 20 minutos, o vídeo apresenta entrevistas com especialistas na temática Reforma Luterana, que analisam obras de arte produzidas pelos artistas alemães Lucas Cranach e Albert Dührer sobre Martinho Lutero e sua obra. "Os entrevistados verificaram, após análise, em qual contexto das obras apareciam os preceitos da Reforma", explicou o estudante.
Os quatro entrevistados no documentário são o vice-reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth; o diretor da Ulbra TV, Valter Kuchenbecker; o professor do curso de Teologia, Clóvis Gedrat; e o capelão do Colégio Liceo San Pablo de Montevideo, Christian Hoffmann.
Para produzir, roteirizar e dirigir o filme, Barboza contou com o apoio da professora de Jornalismo da Instituição, Gabriela Almeida.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183