Na noite deste domingo, dia 7 de agosto, a Orquestra de Câmara da Ulbra abriu as comemorações da Universidade pelos 500 anos da Reforma Luterana. Sob a regência de Tiago Flores, os músicos executaram algumas das peças mais conhecidas de Johann Sebastian Bach. Foram apresentados os Concertos de Brandenburgo nºs 3, 4 e 5, e, também, Ciaccona em Rém - (Orchestração: M. Abbado). Os solistas Artur Elias Carneiro (flauta transversa), David Castelo (flauta doce), Émerson Kretschmer (violino), Fernando Turconi Cordella (cravo) e Lucia Carpena (flauta doce) também participaram do concerto.
Na abertura do evento, o vice-reitor da Universidade e coordenador do Comitê Ulbra 500 Anos da Reforma Luterana, Ricardo Willy Rieth, saudou a todos e discorreu sobre as comemorações dos cinco séculos da Reforma, que tem seu ápice no final de 2017. Falou que cerca de 800 milhões de pessoas em todos os continentes se relacionam direta ou indiretamente a esse movimento.
Rieth apresentou um pouco sobre a história da Reforma e destacou que ela marcou profundamente a sociedade, a política, a cultura e, principalmente, a música. "A Reforma, quando renovou a liturgia, colocou no centro do culto o canto da comunidade, o canto coral", e completou a informação histórica comentando que "assim como Lutero, Bach aprendeu que o maior tesouro que há é a palavra, a palavra que cria, que salva e que santifica tudo, a palavra que produz justiça em meio a corrupção e que transforma as pessoas". O vice-reitor finalizou sua fala lembrando que "para mover as pessoas, não basta que a palavra seja recebida pelo intelecto. É preciso que a palavra esteja ligada ao sentimento, e isso é feito através da música".
Dentre os 690 espectadores, estavam presentes o reitor Marcos Fernando Ziemer, o capelão geral Maximiliano Wolfgramm Silva, diretores de Unidades da Ulbra, docentes e colaboradores.
Obras do Queen no próximo concerto
A próxima apresentação da Orquestra de Câmara da Ulbra será no dia 24 de agosto, na celebração dos 44 anos da Universidade. O repertório será composto pelas composições da banda britânica Queen, com interpretações do Vocal TAKT, da guitarra do Ângelo Primon, da bateria do Lucas Kinoshita e regência do maestro Tiago Flores. O concerto acontecerá às 20h, no auditório do prédio 14, no campus da Universidade, em Canoas. A entrada será gratuita.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8354