Gente da ULBRA
Egressa realiza pesquisa sobre comércio feminino
Amanda Cardoso avaliou comportamento do consumidor feminino
![Amanda teve orientação de orientação dos professores Eduardo Basso Junior e Flávio Brambilla Amanda teve orientação de orientação dos professores Eduardo Basso Junior e Flávio Brambilla](https://www.ulbra.br/upload/eddd11222629125320c6a1b2328fa6a0.jpg)
Inspirada pela própria atividade informal como vendedora de bolsas e acessórios femininos, a egressa de Administração da ULBRA Porto Alegre Amanda Cardoso fez um levantamento sobre as preferências da consumidora gaúcha e o seu perfil. O trabalho resultou na sua monografia, e também originou o artigo Estudo de comportamento de compra do público feminino no segmento de bolsas e acessórios através da aplicação de um levantamento, dentro da temática do Marketing. "O objetivo foi descobrir dados como frequência de compra, produtos que mais gostam, comportamento em geral", detalha Amanda.
Oitenta e oito mulheres responderam ao questionário elaborado para a pesquisa, tanto no ambiente de trabalho de Amanda quanto na própria faculdade. "A ocupação da compradora e sua renda influenciam muito na venda", indica a autora. Segundo sua análise, as mulheres conquistam espaços cada vez mais avançados na sociedade, e o aumento na procura por bolsas e acessórios é um reflexo disso.
A maior parte das compradoras prefere pagamento em dinheiro, embora o uso do cartão também seja alto. Mulheres cuja renda fica em torno de R$ 2.256,00 mensais são as que mais adquirem bolsas e acessórios, índice classificado como B2 no critério de renda da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep), utilizado por Amanda na investigação. A média de idade fica entre 19 e 29 anos, o que, segundo a autora, impacta no poder econômico. Outro dado levantado pela pesquisa é que 56% das compradoras são solteiras.
O artigo teve a orientação dos professores Eduardo Basso Junior e Flávio Brambilla, e foi selecionado para participar da edição deste ano do Encontro Nacional dos Cursos de Administração (Enangrad), obtendo aprovação e elogios dos avaliadores. Com base nas informações recolhidas, Amanda pretende planejar a formalização de um negócio na área. "O curso de Administração me deu essa base", conclui.
Notícias relacionadas
-
28
JUNSAÚDE Clínicas-escola da Ulbra têm agendas para novas consultas -
27
JUNHOMENAGEM Ulbra recebe medalha pelo trabalho durante enchentes -
26
JUNArte para todos Orquestra da Ulbra homenageia Mercedes Sosa no Domingo Clássico -
26
JUNMERCADO DE TRABALHO Ulbra oferece 42 novos cursos de extensão com temas atuais
Últimas notícias
-
25
JUNSAÚDE Medicina da Ulbra se destaca no atendimento aos abrigados -
20
JUNANIMAIS EM ABRIGOS Ulbra inicia castração de mais de 8 mil cães e gatos em Canoas -
18
JUNPARCERIA COM DETRAN Nova possibilidade de profissão em curso oferecido pela Ulbra -
17
JUNRecomeço Palavras de gratidão se revelam em lousas após acolhidos deixarem campus