RECONHECIMENTO
Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade
Certificação anual destaca ações de impacto social
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) foi novamente certificada com o Selo Instituição Socialmente Responsável, uma iniciativa promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A Ulbra participa deste programa desde sua primeira edição, há 20 anos, reafirmando continuamente seu compromisso com a responsabilidade social.
Diferente de uma premiação, o selo é uma certificação anual que reconhece instituições de ensino superior engajadas em projetos voltados ao bem-estar da comunidade e à transformação social.
"Essa certificação evidencia o compromisso da Ulbra com ações que promovem impacto social positivo e de sustentabilidade. O reconhecimento reflete a dedicação da Instituição em transformar a sociedade por meio da educação e responsabilidade cidadã", destaca o reitor da Ulbra no RS, Adriano Chiarani.
Além da educaçãoConforme a coordenadora acadêmica, professora Elisete Godoy Fujimoto, receber o selo é um reconhecimento do compromisso da Ulbra em ir além da educação, atuando como um agente de transformação social.
"É uma validação reconhecida que destaca o papel social da Universidade. Para a comunidade acadêmica, significa estar inserida em uma Instituição que valoriza a responsabilidade social e a formação cidadã. Nosso compromisso é causar impacto positivo, alinhando a missão institucional com a responsabilidade que temos com a sociedade", ressalta Elisete.
Ações de destaqueNo campus Canoas, que se tornou o maior abrigo de refugiados climáticos do Estado, a Ulbra acolheu cerca de 8 mil pessoas desalojadas de suas casas e 3 mil animais, com cerca de 1,5 mil atendimentos realizados no Hospital Veterinário. Entre eles, o cavalo Caramelo, que ficou conhecido como símbolo da resistência dos gaúchos ao permanecer por vários dias sobre um telhado, ilhado, até ser resgatado.
"Um exemplo marcante de responsabilidade social da Ulbra foi sua atuação durante o período de enchentes. Durante 60 dias, colaboradores, professores, alunos e voluntários uniram esforços para atender às necessidades dessas famílias, oferecendo apoio humanitário, abrigo e assistência, reafirmando o compromisso da Universidade com a comunidade em momentos de crise", ressaltou Chiarani.
A conquista do selo também é resultado de diversas iniciativas da Ulbra ao longo dos anos. Por meio de projetos de extensão, a Ulbra promove inclusão social, educação, saúde e sustentabilidade.
Com campanhas de saúde, feiras de conscientização e serviços gratuitos oferecidos à população, as parcerias locais --- que incluem ONGs, governos e outras entidades --- ampliam o alcance das ações sociais. Além disso, o envolvimento dos estudantes permite que as atividades práticas aliem aprendizado acadêmico a impacto social, fortalecendo a formação cidadã. Essa abordagem reflete o compromisso da Instituição com o desenvolvimento social e a preparação de profissionais conscientes e engajados.
Thamiriz Amado
Assessoria de Comunicação da Ulbra
Notícias relacionadas
-
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos
Últimas notícias
-
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema