Por unanimidade
Plano de Desenvolvimento Institucional 2023-2028 é aprovado
Documento começou a ser construído pela comunidade acadêmica em 2021
Em reunião extraordinária do ConsUn (Conselho Universitário), nesta quarta-feira, 29, o PDI 2023-2028 (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Ulbra foi aprovado por unanimidade. O documento consolida o que a Instituição busca ser e viver nos próximos cinco anos nos eixos do Planejamento Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.
O processo de elaboração do novo PDI iniciou em setembro de 2021 e foi construído, de acordo com a diretora acadêmica, Adriana Ziemer Gallert, com os mesmos princípios da versão anterior, "através de um planejamento colaborativo, cooperativo e democrático, contando com a participação de integrantes de toda a comunidade acadêmica".
O trabalho iniciou com uma consulta pública e com a constituição de grupos de trabalho que, inicialmente, leram as sugestões recebidas e os capítulos do PDI 2017-2022, discutindo pontos que precisariam ser revisados, aprofundados e modificados. "Em junho de 2022 o ConsUn aprovou uma prévia das principais diretrizes do PDI, fazendo uma validação parcial e, em seguida, as comunidades acadêmicas de todos os campi propuseram metas para cada objetivo estratégico das cinco diretrizes do PDI. Ainda tivemos o seminário de acompanhamento, com a presença da Reitoria em cada um dos campi", lembrou Adriana.
Consolidação
Para a Reitoria, o diferencial em relação à construção do PDI anterior é que o grupo partiu de um documento já bastante consolidado. "Isso nos trouxe a evidência de que o Plano expressou a identidade institucional de forma muito sólida e que agora segue se consolidando com a participação intensa da comunidade em todas as etapas", comentou a diretora.
Na visão do reitor, Thomas Heimann, o novo Plano foi aprimorado no sentido de olhar para esse passado recente, identificando que o PDI 2017-2022 foi um marco na história da Ulbra. "Ele promoveu a nossa reestruturação curricular e pedagógica e esse processo impacta a cultura Institucional, pois trouxe uma mudança pedagógica no entendimento do que é fazer educação nessa Instituição", detalhou.
De acordo com o vice-reitor, Adriano Chiarani da Silva, é fundamental a comunidade conhecer o PDI, pois o documento demonstra que a Instituição tem clareza do que quer ser nos próximos anos. "O PDI é a nossa identidade, representada em um documento construído a muitas mãos, e que representa as vozes de todos os segmentos que constituem a nossa comunidade acadêmica. No momento em que a comunidade se vê em um documento que foi elaborado de forma participativa, o que esperamos é o comprometimento, o compromisso das pessoas com essa perspectiva, de um processo inovador de construção de um PDI", completou.
O documento norteador da Universidade será disponibilizado para toda a comunidade acadêmica nas próximas semanas. "Agradecemos a participação de todos que se envolveram com a construção do PDI 2023-2028. Que possamos vivê-lo em nossas ações cotidianas na busca da efetivação da excelência de nosso projeto educacional", finalizou o reitor.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Tags
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra