Capacitação
Curso da Fulbra ensina como empreender na crise
Atividade é conduzida pelo professor de Administração, Jeferson Cunha
Em 2020, um levantamento feito pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM) mostrava que o Brasil caminhava para bater um recorde de empreendedores em sua história. A pesquisa apontou mais de 2,6 milhões de microempreendedores individuais (MEIs) registrados de março até dezembro, segundo dados do Portal do Empreendedor. Essas informações fazem dos mais de 11,2 milhões de empreendedores de micro e pequenas empresas os responsáveis por 30% do Produto Interno Bruto (PIB), soma dos bens e serviços produzidos do país.
Hoje, muitas pessoas estão realizando o seu sonho de abrir a sua própria empresa, mas, em um momento onde o país segue com as medidas de prevenção ao Coronavírus, gerir em meio à crise é um grande desafio. Por isso, a Fundação Ulbra (Fulbra) está com inscrições abertas para o curso online Empreendendo na Crise. Por meio de videoaulas, e-books das disciplinas e exercícios, o curso com carga horária de 12 horas traz diversos temas para transformar suas ideias em um novo negócio, produto ou serviço.
A atividade é dividida em três módulos, abordando desde o plano de negócios (modelo de plano, análise de ambiente), ferramentas de gestão (gestão financeira e de mercado) e táticas de marketing na economia digital, marketing de conteúdo e de engajamento. As aulas são conduzidas pelo professor do curso de Administração da Ulbra, Jeferson Cunha, mestre em Educação, especialista em Administração de Marketing e em Administração de Recursos Humanos.
Cenário para empreender
Sobre o ato de empreender, o docente salienta que não adianta apenas possuir as características empreendedoras de estar disposto a correr riscos e ter iniciativa, pois saber conduzir o negócio exige domínio de técnicas, ferramentas e conhecimentos de gestão. "O Brasil deve sim aproveitar essa característica empreendedora de sua gente, mas é fundamental que haja investimento na formação e capacitação destes empreendedores no sentido de que se tornem bons gestores, o que seguramente representará um diferencial positivo para nossa economia no futuro", destacou.
Sobre a criação de empreendimentos em meio à pandemia, o professor comenta que alguns empreendimentos estão surgindo a partir de oportunidades que o momento oferece, os hábitos de consumo e a migração para o comércio eletrônico. Entretanto, o docente destaca que alguns segmentos estão sofrendo drasticamente com a pandemia, dando os exemplos do ramo da gastronomia e do entretenimento. "Neste cenário, aqueles empreendedores que enxergarem oportunidades, se adequarem e souberem atuar com competência diante destes novos comportamentos de consumo e da realidade de mercado, estarão consolidando uma importante posição no mercado e, possivelmente, em vantagem competitiva no período pós-pandemia', completou.
O curso é 100% online. Para mais informações e efetuar sua incrição, clique aqui.
Nicolas dos Santos
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
21
AGOInscrições abertas Ulbra promove Formação de Identificador Veicular e Documental - IVD -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra