Homenagem à Argentina
Música ao vivo e lives movimentam quarto dia do Sarau das Nações
O bandoneonista Mano Monteiro ditou o ritmo musical na Ulbra TV
O quarto dia da programação do 11º Sarau das Nações, nesta quinta-feira, 29, foi marcado por muita música, ao som do bandoneonista, Mano Monteiro e também por relatos de brasileiros que vivem na Argentina e compartilharam suas experiências com o público.
A atração musical ocorreu nos estúdios da Ulbra TV, ao vivo, no programa Conexão RS, às 17h30min. O bandoneonista Mano Monteiro, artista que tem uma carreira de mais de 50 anos com o instrumento, tocou clássicos da música argentina de Astor Piazzolla e Carlos Gardel, acompanhado pelo violonista uruguaio Marcelo Iguiz.
O artista conta que começou a carreira de bandoneonista no grupo Tempero, ao lado do casal Fátima e Heleno Gimenez. "Cheguei para fazer o teste com a dupla argentina e sabia muito pouco. Não tinha um domínio exato do instrumento. Errei todas as notas. Então me deram um mês para melhorar, desde então estou na estrada", completa.
Experiência de viver na Argentina
O apresentador do Conexão RS, Leudo Costa, ainda bateu um papo com Cadu Carvalho, brasileiro que mora em Bariloche, extremo sul da Argentina e um dos principais roteiros turísticos do país. Cadu reside no país há um ano e conta que se apaixonou pela região das cordilheiras após uma viagem de férias com sua companheira. Recebeu um convite para trabalhar na cidade e desde então estabeleceu moradia em Bariloche.
Cadu destacou a forma como está sendo enfrentada a pandemia da Covid-19 no país e que, apesar de a região ser distante, extremo sul do país, é um lugar muito próspero, com solo fertil, dessa forma não sofreram com problemas de abastecimentos e falta de insumos.
Programação acadêmica também marcou o quarto dia
Já à noite, às 19h, Wanusa Baum dos Santos, estudante do último ano de Medicina, na Fundación Héctor Alejandro Barceló, em Santo Tomé, na Argentina, bateu um papo com o professor Elton Zielke, diretor do campus de São Jerônimo, e compartilhou suas experiências acadêmicas no país. A programação de lives seguiu com Mafalda: o legado do cartunista argentino Quino, com a professora Tainá Gonçalves, egressa da Ulbra, a mesa redonda virtual Entendendo a Revolução de Maio - 210 anos, com o professor Marcelino Maina, da Universidad Nacional del Litoral, e Relatos de Experiências de Acadêmicos da Administração em visita a empresas e universidades argentinas, com os acadêmicos André Luiz Lamm e Cassiane Maria Dill.
A programação do 11º Sarau das Nações encerra nesta sexta-feira, 30, com lives disponíveis no site www.ulbra.br/live e atrações culturais com transmissão na Ulbra TV.
Maicon Parizotto
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra