Homenagem à Argentina
Tango abre 11ª edição do Sarau das Nações
Programação segue até esta sexta-feira, com transmissão pela Ulbra TV
A abertura do 11º Sarau das Nações foi marcada por muito tango nesta segunda-feira, 26. Com o Tema Viva Argentina, Che!, o evento promovido pela Assessoria de Relações Internacionais da Ulbra homenageia os hermanos com uma programação acadêmica e cultural que promete muitas atrações, desde a história, passando pela arte, esporte, turismo, culinária e muito mais.
Com transmissão pela Ulbra TV, a abertura contou com a presença do cônsul da Argentina em Porto Alegre, Jorge Perren. Antes da exibição, Perren foi recebido pelo reitor Thomas Heimann, o vice-reitor Adriano Chiarani, a diretora acadêmica, Adriana Gallert, o diretor do campus Canoas, Leonardo Haerter dos Santos, o diretor da Ulbra TV, João Bernardi, o assessor de Relações Internacionais, Antônio Costa e o capelão da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm. No encontro, falaram sobre turismo, gastronomia e educação na Argentina, além da famosa rivalidade no futebol entre argentinos e brasileiros.
Marco histórico motivou homenagem
Na transmissão, que iniciou às 17h30min, o reitor da Ulbra abriu, oficialmente, o evento, dando as boas-vindas ao cônsul e contando sobre a escolha da Argentina como país homenageado. "Escolhemos homenagear este belo país em virtude dos 210 anos da Revolução de Maio, um marco histórico que mudou os rumos desta pátria. Nossa vizinha e querida co-irmã", disse. Perren agradeceu a homenagem da Ulbra ao seu país, e se disse honrado por participar da abertura do evento, além de enfatizar o seu carinho pelo Rio Grande do Sul.
"Não é só por causa de um estado do Brasil, mas sim porque tem uma relação muito importante com os argentinos, sendo vizinhos e tendo tantas coisas em comum, em cultura, história, em comércio, enfim, somos irmãos, assim nos consideramos", declarou. Segundo o assessor de Relações Internacionais, Antônio Costa, "o Sarau tem o objetivo de fortalecer as relações da Ulbra com as universidades parceiras argentinas, assim como divulgar a cultura dos países nos quais elas estão inseridas."
Heimann e Perren falaram, ainda, sobre As (R)Evoluções em tempos de Pandemia: Perspectivas e Aprendizados. A tarde ainda contou com apresentações artísticas do casal Juan Ignacio Suli e Renata Cavedon Dalla Rosa, que demonstraram coreografias do tradicional tango argentino. O apresentador do programa Conexão RS, Leudo Costa, conversou, também, com o empresário argentino Diego Martín Díaz, morador de Porto Alegre desde 2002. Diego falou sobre o hugby, um dos três esportes mais populares no país.
O Sarau conta com uma programação acadêmica, que pode ser acessada no site ulbra.br/live e apresentações artísticas, que serão transmitidas até a sexta-feira, dia 30, às 17h30min, no programa Conexão RS, na Ulbra TV - canal 48.1 e 21 da Net Poa.
Mairan Pacheco
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra