Tudo pronto para mais um semestre
Ulbra tem volta às aulas com encontros virtuais
Tradicionais eventos presenciais tiveram de ser adaptados
O início do segundo semestre foi marcado pela adaptação de eventos que tradicionalmente reuniam dezenas e até centenas de pessoas para a volta às aulas da Ulbra. Na tarde desta segunda-feira, 3, calouros do curso de Medicina foram recepcionados remotamente pelo coordenador Marcelo Guerra, enquanto, mais tarde, a Reitoria realizou um encontro virtual com os professores da graduação.
No primeiro evento, iniciado às 13h30min, a coordenação do curso de Medicina se reuniu com seus novos estudantes. Além das boas-vindas, Guerra explicou o funcionamento das disciplinas e deu detalhes sobre o papel da Universidade na formação de seus acadêmicos. Segundo o docente, este trabalho se baseia em quatro eixos: "Formação acadêmica, com os ensinamentos de ciência básica. Formação profissional, a partir do contato direto com as especialidades da Medicina. Atuação profissional, momento em que os alunos dos dois últimos anos estão absolutamente inseridos dentro dos sistema de atendimento médico. E, por fim, a formação pessoal".
Mais um semestre desafiador para a gestão
Às 17h, a Reitoria da Ulbra deu início à sua transmissão. O reitor Thomas Heimann fez questão de ressaltar a dedicação de todos professores e demais colaboradores que fizeram com que os resultados do primeiro semestre acabassem sendo melhores do que as previsões de consultorias educacionais. De acordo com o mandatário, isso só foi possível porque a Universidade conseguiu se adaptar à nova realidade. "A experiência com aulas remotas foi positiva e isso fez toda a diferença no índice baixo de evasões. Isso mostra que conseguimos fidelizar boa parte dos nossos alunos", observou.
Essa fidelização foi ponto central da fala do vice-reitor Adriano Chiarani, que considera que o desafio está só começando. "Temos que continuar fazendo um bom trabalho conjunto. Todas as direções de campi estão com suas equipes mobilizadas e isso é fundamental para a geração de bons resultados", reforçou o dirigente.
O reitor Heimann ainda aproveitou o momento para apresentar a docente Adriana Ziemer Gallert como a nova diretora acadêmica da reitoria e agradeceu à professora Marinice Langaro Vaisz, que deixa o cargo para assumir outros compromissos.
Manter a qualidade, mesmo durante a pandemia
Com a continuidade das atividades remotas, a Reitoria se demonstrou determinada a manter a qualidade do ensino, principalmente por meio da sua plataforma de aprendizagem virtual, o Aula, e com o uso das ferramentas Google for Education. "Nós vimos, no primeiro semestre, que é possível valorizar a vida, ter responsabilidade, amor ao próximo e ainda manter a qualidade", frisou o reitor Thomas Heimann. Ele também destacou que as equipes de suporte estão disponíveis para eventuais dúvidas sobre o uso das tecnologias.
Além disso, a gestão reforçou a importância de não descuidar da aplicação da reestruturação pedagógica, que teve sua implementação concluída neste ano. "Mesmo com a pandemia, isso não ficou em segundo plano. Temos que ter consciência que estamos dentro desse processo", apontou a nova diretora acadêmica, Adriana Ziemer Gallert, ao lembrar dos três pilares da reestruturação: competências, estudante protagonista e professor mediador.
O mesmo tema foi tratado pelo coordenador do curso de Medicina, Marcelo Guerra, mais cedo. "Não basta saber ou ter o conhecimento. Tem que ter a habilidade de fazer e a atitude de realizar um movimento, no sentido de que o paciente possa ter seu tratamento realizado da melhor forma possível. E, claro, tudo isso em cima de valores éticos muito rigorosos", comentou o médico.
Rematrículas seguem abertas
Para os alunos que ainda não realizaram sua rematrícula, a Ulbra segue com o processo aberto pelo site www.ulbra.br/rematricula.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Leonardo Magnus
Jornalista Mtb 19305/RS
Tags
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra