Feira de Agronegócios
Reitoria visita a 41ª Expointer
Conversa com alunos e docentes da Medicina Veterinária na pauta
Tradicionalmente, a Universidade Luterana do Brasil está presente na maior feira de agronegócios da América Latina, a Expointer, que ocorre anualmente em Esteio, RS. Na tarde desta quarta-feira, 29 de agosto, a reitoria realizou uma visita ao grupo de acadêmicos e docentes da Medicina Veterinária, em sua base de apoio, junto ao portão 8, no Parque Assis Brasil.
Para o reitor Ricardo Willy Rieth a participação sistemática do curso nesta feira demostra a consolidação da força da Medicina Veterinária, seus alunos e professores. "Este é um curso de referência no estado do Rio Grande do Sul e no país. A atuação da Ulbra mostra sua integração com um grande evento da comunidade gaúcha." Rieth destaca que a Universidade sempre irá apoiar iniciativas como esta, que é muito apreciada também pelos expositores que confiam seus animais à equipe da Veterinária. "Tudo isso só confirma a importância do nosso curso, do nosso Hospital Veterinário, do corpo docente e dos alunos. Esperamos estar em muitas edições da Expointer".
O diretor do Hospital Veterinário da Ulbra, professor Paulo Ricardo Loss Aguiar, afirma sem dúvida alguma que a convivência e o dia a dia no Parque para os discentes é uma experiência única. "Este é o momento onde os alunos têm contato com a realidade do setor da agroindústria, com o melhor na produção dos animais do Brasil em termos de qualidade, tanto em gado de corte, gado de leite, ovinos, equinos, entre outros. Esta prática os estudantes levarão para o resto de suas vidas".
Residente do setor de grandes animais da Ulbra, a médica veterinária formada pela Instituição, Roberta Reis, relembra seus momentos como aluna de graduação e a sua participação nos plantões na Expointer. "Já participei de quatro plantões (quatro anos), e é melhor ainda estar como residente, trabalhando junto aos alunos. A nossa estrutura de plantão é muito boa e a Ulbra nos dá condições para estarmos aqui, já é uma tradição", diz Roberta.
A aluna do 9º semestre Thaís Calvi concorda com a declaração da colega de curso. Este é o seu segundo ano na feira e ela afirma ser gratificante participar deste momento, "porque tu aprendes muito, consegues acompanhar a evolução da pecuária e do agronegócio, tanto como aluno como um futuro profissional".
A coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Cristine Dossin Bastos Fischer, informa que durante os plantões os estudantes atendem desde um caso clínico até procedimento cirúrgico, e cerca de 15 são responsáveis pela parte de inspeção dos animais, resultado de uma parceria com a Secretaria da Agricultura do Estado. "Este é um momento para eles saírem do ambiente universitário e vivenciarem a realidade, tanto da questão comercial, que tem muito aqui na feira, lidando com animais de valores extremamente elevados. Muitos já se direcionam para a área de equinos, bovinos ou ovinos. É enriquecedor para todos que pensam na questão dos animais de produção".
Além do diretor do HV Paulo Aguiar, fazem parte da equipe de professores que atuam diretamente com os alunos no atendimento aos animais os docentes Eduardo Malschitzky e Jean Soares.
O reitor Ricardo Willy Rieth estava acompanhado dos pró-reitores Pedro Antonio González Hernández, Acadêmico e José Paulinho Brand, de Planejamento e Administração.
Leia as outras matérias relacionadas a 41ª Expointer
Medicina Veterinária presta atendimento na Expointer
Ulbra apresenta resultados sobre projeto do queijo colonial gaúcho
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra