MEC
Ulbra tem destaques no RS no Censo da Educação Superior
Universidade analisa positivamente as conquistas do ciclo Sinaes
Na última sexta-feira, 24 de novembro, o Ministério da Educação divulgou os resultados do Censo da Educação Superior 2016. Segundo o Censo, há no Brasil 34.266 cursos de graduação ofertados por 2.407 instituições de ensino superior (IES), das quais 87,7% são privadas. A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) destaca o desempenho de alguns cursos ofertados nas suas unidades do Rio Grande do Sul. As graduações de Odontologia, do campus de Cachoeira do Sul, e Educação Física, de Torres, obtiveram as primeiras colocações comparadas aos cursos homônimos das IES gaúchas e alcançaram o CPC (Conceito) Faixa 4, em uma escala que vai de 1 a 5 pontos.
Qualidade
O pró-reitor Acadêmico da Ulbra, Pedro Antonio González Hernández, analisa o resultado do Censo pelo critério do Conceito Preliminar de Curso (CPC-Contínuo). "Podemos observar excelentes conquistas, principalmente quando comparados os dados de 2016 aos de 2013, ano de referência para o grupo de cursos que participaram do contexto do ciclo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) -- Grupo I, com o Enade", afirma.
A Ulbra adotou como missão Ser Comunidade de Aprendizagem Eficaz e Inovadora. Simultaneamente, está em um processo de mudanças estabelecidas no Plano de Reestruturação Pedagógica da Universidade. Segundo Hernández, "tudo isso vem qualificar ainda mais a aprendizagem dos nossos alunos e se refletirá, a cada ano, no seu desempenho no Enade, que é um dos elementos que compõe o Conceito Preliminar de Curso (CPC) no contexto do Ciclo Sinaes".
Cursos que obtiveram CPC (Conceito) Faixa 4:
Em Cachoeira do Sul -- Educação Física (Bacharelado)
Em Canoas - Agronomia, Biomedicina, Farmácia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária e Odontologia
Em Santa Maria -- CST em Estética e Cosmética
Em Torres -- Enfermagem
Cursos que obtiveram CPC (Conceito) Faixa 3:
Em Cachoeira do Sul - Fisioterapia
Em Canoas -- Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Serviço Social, CST em Estética e Cosmética e CST em Gestão Ambiental
Em Carazinho -- Biomedicina, Enfermagem, CST em Agronegócio e CST em Estética e Cosmética
Em Gravataí -- Educação Física, Enfermagem e Serviço Social
Em Santa Maria -- Fisioterapia
Em São Jerônimo - CST em Gestão Ambiental
Em Torres -- Fisioterapia e Odontologia
Educação Física de Torres
A Educação Física - Bacharelado da Ulbra Torres ficou com a melhor colocação no RS e a 33ª do Brasil. Entre os mais de 390 cursos homônimos avaliados, de universidades públicas e privadas, o curso obteve CPC - Contínuo 3,75 que definiu o Conceito Final 4. A nota foi comemorada pelo corpo docente e discente da unidade. "É motivo de muita alegria ver que os alunos estão absorvendo os conteúdos, eles merecem todos os parabéns. Parabenizo também os nossos professores que todos os dias fazem a diferença na vida dos nossos acadêmicos", comentou Sadi Pipet, coordenador do curso.
Odontologia de Cachoeira do Sul
A Odontologia da Ulbra Cachoeira do Sul ficou com a melhor colocação no RS e a 13ª do Brasil. Entre os mais de 200 cursos homônimos avaliados, de universidades públicas e privadas, o curso obteve CPC - Contínuo 3,71 que definiu o Conceito Final 4. Segundo o coordenador, professor Rubem Beraldo dos Santos, "esse resultado é fantástico tendo em vista que o curso tem apenas 19 anos de existência e foi avaliado juntamente com outros cursos que possuem mais de 100 anos de atuação, obtendo melhor desempenho acadêmico. Isso nos deixa extremamente felizes e confiantes de estarmos no caminho correto".
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - MtB - 5.785
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra