Extensão
ULBRA Porto Alegre terá Seminário Permanente de Ciências Criminais
Primeiro encontro está marcado para o dia 6 de outubro
Com objetivo de incorporar uma dinâmica inovadora de aprendizado e de produção científica, a ULBRA dará início, no dia 6 de outubro, ao Seminário Permanente de Ciências Criminais (SPCC) no campus Porto Alegre. O seminário é coordenado pelo Professor Doutor em Ciências Jurídico-criminais Marcelo Almeida Ruivo, autor do livro Criminalidade Financeira: contribuição à compreensão da gestão fraudulenta (2011) e artigos científicos publicados na Alemanha, Itália, Portugal, China, Argentina e Brasil.
O Prof. Marcelo Ruivo explica que o Seminário Permanente de Ciências Criminais é um grupo para exposição de trabalhos científicos e debates de teses de Ciências Criminais, inspirado no modelo de produção científica da Alemanha e de países de língua inglesa. "Os membros do seminário se inscrevem para apresentar pesquisas publicadas ou em elaboração (artigos e livros). O professor coordenador do Seminário Permanente pode igualmente convidar professores e pesquisadores para apresentarem as suas investigações científicas", completa. As reuniões serão sempre antecedidas pela divulgação aos membros do seminário de textos, que servem como guia da apresentação, bem como de referenciais para os questionamentos e observações.
O principal diferencial que motiva a participação dos acadêmicos no Seminário Permanente em Ciências Criminais é o fato de ser uma dinâmica inovadora de aprendizado e de produção científica, segundo a qual o público interessado tem contato direito com pesquisadores nacionais e estrangeiros para o debate de temas que foram objeto de suas investigações. "É uma oportunidade especial para conhecerem profundamente textos científicos relevantes e dialogarem com os seus autores", enfatiza o Coordenador.
O Prof. Marcelo Almeida Ruivo é Doutor em Ciências Jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT, Portugal, 2009-2014) e do Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD, Alemanha, 2015). "Morei, na Europa de 2009 a 2015, onde conheci a cultura jurídica de diversos países, sobretudo de Portugal -- em razão do doutorado --, da Alemanha, em razão do período como Pesquisador convidado no Instituto Max-Planck para direito penal internacional e estrangeiro, e da Itália, em razão de fazer conferências e de participar em projetos científicos", conta.
Os encontros serão quinzenais, realizados nas sextas-feiras, das 12h15 às 13h30 mins. na sala 501 da ULBRA Porto Alegre. As inscrições podem ser feitas na Central de Atendimento por R$ 40,00.
PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES -- 2017/2
(1) 06.10.2017 -- As ciências criminais contemporâneas: propriedades, desafios, limites e metodologias. Boas vindas e apresentação do Seminário Permanente: objetivos e metodologia
Prof. Dr. Marcelo Almeida Ruivo, Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Professor da ULBRA.
(2) 20.10.2017 -- Problemas especiais do Direito Penal Médico
Prof. Dr. Paulo Vinicius Sporleder de Sousa, Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Professor do Mestrado e Doutorado da PUCRS.
(3) 17.11.2017 -- Autoria e participação no direito penal brasileiro: critérios e limites
Prof. Dr. Pablo Alflen, Doutor pela Faculdade de Direito da PUCRS, Professor do Mestrado da Faculdade de Direito da UFRGS.
(4) 24.11.2017 -- O nexo de causalidade no direito penal alemão
Prof. Dr. Uriel Moller, Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Osnabruck (Alemanha); Professor Assistente da Universidade de Osnabruck.
(5) 01.12.2017 -- Teoria das invalidades no processo penal: critérios e fundamentos
Prof. Dr. Ricardo Gloeckner, Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Professor do Mestrado e Doutorado da PUCRS.
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador
Últimas notícias
-
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
08
NOVTECNOLOGIA E EDUCAÇÃO Alunos apertam play no game das profissões do Ulbra Xperience 2024 -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
05
NOVLuto na ciência Referência em paleontologia, Sérgio Cabreira morre aos 67 anos