Cultura
Domingo Clássico Juvenil especial celebra os 45 anos da Ulbra
Orquestra da Universidade lotou o Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre
Regida pelo maestro Tiago Flores, a Orquestra de Câmara da Ulbra lotou o salão principal da Associação Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre, no último domingo, 6 de agosto, durante o concerto alusivo ao aniversário de 45 anos da Universidade Luterana do Brasil.
Com um repertório selecionado especialmente para a ocasião, os músicos executaram peças clássicas durante a primeira parte do show e composições contemporâneas no seguimento final do espetáculo. No início da apresentação, o reitor da Universidade, Marcos Fernando Ziemer, agradeceu a presença de todos e enfatizou o papel do conjunto de cordas para a promoção da cultura, elemento, segundo o gestor, indissociável da missão da Instituição de Ensino. "A Ulbra é herdeira da Reforma Luterana, um movimento que completa 500 anos em 2017 e que impactou muito na cultura da época. A música foi um recurso muito utilizado pelo reformador Martinho Lutero, e, por isso, nós continuamos estimulando os projetos da Orquestra, pois entendemos que difundir a arte é educar, é investir em aprendizagem", comentou Ziemer antes de tomar seu lugar na plateia.
Sob a batuta de Flores, os 15 virtuoses que compõem o conjunto de cordas inicialmente tocaram obras de três compositores românticos russos. Andantino e Serenata de Cordas, de Vasily Kalinikov; Quarteto Nº1, Romance-Andante e Scherzo Allegro, do pianista e maestro Sergei Rachmaninoff; e os movimentos Noturno e Andante, de Alexander Borodin. Aplaudidos de pé pelo público, o conjunto deixou o palco para um breve intervalo. Na volta, a surpresa da noite: o grupo Trio In Uno juntou-se à orquestra para a performance de músicas eruditas contemporâneas, assinadas por nomes como Renato Borghetti, Egberto Gismonti, Marco Pereira, Guinha Ramires e Sérgio Assad.
A banda instrumental, composta pelo violonista José Ferreira, por Pablo Schinke, no violoncelo, e pela italiana Giulia Tamasini, no Saxofone Soprano, uniu sua textura sonora refinada aos arranjos orquestrais, proporcionando momentos ímpares ao concerto. Ovacionados pelos presentes, o trio retornou para um bis antes do término do espetáculo.
Para Flores, participar das festividades de aniversário da Instituição é uma satisfação. "É uma honra poder comemorar os 45 anos da Ulbra, já que há 21 fazemos parte dessa trajetória, que se confunde com a história da orquestra de câmara", afirmou o regente no final do show.
Evento mensal
Os Domingos Clássicos Juvenis são realizados, mensalmente, pela Orquestra de Câmara da Ulbra desde 2013, e buscam difundir a música erudita junto do público jovem. Os concertos são gratuitos, mediante a doação de 1kg de alimento não perecível ou agasalho, que são recolhidos antes de cada apresentação. As apresentações ocorrem sempre na sede da Associação Leopoldina Juvenil (R. Marquês do Herval, 280 - Moinhos de Vento, Porto Alegre). Conforme o maestro, não há na Capital local com acústica similar à encontrada no local. "Há 14 anos que nós tocamos aqui e essa sala de concertos possui uma infraestrutura maravilhosa para música de câmara, eu diria que sem igual na região", pontua Tiago Flores.
Orquestra busca apoiadores através de doações dedutíveis do imposto de renda
Para conferir ainda mais qualidade aos espetáculos que proporciona à comunidade gaúcha, desde 2014 o Conjunto de Cordas recolhe doações financeiras. Até 6% do valor doado por pessoas físicas pode ser abatido do imposto de renda do apoiador, enquanto que até 4% das contribuições feitas por pessoas jurídicas podem ser deduzidas do IR. Interessados em contribuir devem realizar depósito direto em conta corrente ou entregar a doação pessoalmente, mediante contato prévio com os organizadores da campanha, pelo telefone (51) 3477.9266 ou através do e-mail orquestra@ulbra.br.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra