PDI
Ulbra revisa seu Plano de Desenvolvimento Institucional
Documento planeja diretrizes para os próximos cinco anos
A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) iniciou o processo de elaboração de seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Esse documento contém os compromissos que a Instituição estabelece com o Ministério da Educação, que é o órgão que regula as universidades brasileiras. Automaticamente, a Instituição se compromete com a execução desse alinhamento, o que ocorre com a participação de toda a comunidade acadêmica e a sociedade civil organizada, para a educação presencial e a distância. Esse documento é renovado em ciclos e, em 2016, a Ulbra está reformulando o PDI que será seguido nos próximos cinco anos.
O reitor Marcos Fernando Ziemer, gestor das unidades de ensino superior presencial da Universidade no Rio Grande do Sul e dos polos EAD em todo o país, afirma que "levamos muito a sério essa tarefa e vamos estabelecer as nossas grandes metas e objetivos e definir as políticas institucionais, que abrangem as áreas acadêmica, de gestão, financeira, de expansão, dentre outras, em um conjunto que envolve uma universidade". Ziemer enfatiza a importância do PDI: "é com as referências deste documento que a Instituição executa o seu planejamento estratégico".
Uma comissão está responsável por este trabalho na Ulbra, incumbida de executar a tarefa envolvendo a comunidade acadêmica de forma ampla. "Não queremos que o PDI seja construído em gabinete, mas represente o resultado de um processo participativo, aberto e democrático, no qual vamos envolver professores, alunos, colaboradores e gestores das nossas Unidades do Rio Grande do Sul e dos polos EAD de todo o país, além dos representantes da sociedade civil organizada durante os seminários", adianta Ziemer. O reitor também reforça que a Instituição buscará o engajamento coletivo no cumprimento das metas traçadas em conjunto e homologadas no PDI junto ao MEC.
Consulta Pública
As opiniões e sugestões de alunos, professores, colaboradores, gestores e egressos da Ulbra serão captadas a partir de uma Consulta Pública do PDI, que estará disponibilizada de 17 de maio a 17 de junho, no link Avaliação Institucional, no Autoatendimento do site www.ulbra.br. A pesquisa orientará sobre as políticas institucionais. O resultado será apresentado ao Conselho Universitário, entre junho e julho, para estudo e validação. E, em agosto, todas as Unidades da Ulbra realizarão seminários com suas comunidades acadêmicas, quando serão apresentados os resultados da Consulta Pública, esclarecidas dúvidas e prestadas orientações sobre a aplicação das políticas estabelecidas. O prazo para finalização do documento é o mês de dezembro de 2016.
LEIA NOVAS NOTÍCIAS SOBRE A REVISÃO DO PDI DA ULBRA:
16.05.2016 - Instaladas as Subcomissões de Revisão do PDI
16.05.2016 - Revisão do PDI inclui consulta à comunidade acadêmica.
Rosa Maria Ignácio
Jornalista - MTb 5.785
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