CPA
Fortalecendo a cultura da avaliação: o propósito da CPA
Encontro foi destinado aos membros das subcomissões das Unidades Sul
A Comissão Própria de Avaliação (CPA) Institucional realizou reunião presencial e virtual com membros das subcomissões CPA das Unidades Sul, na noite de quarta-feira, 2 de setembro, no campus Canoas. O encontro ocorreu em virtude do processo avaliativo 2015/2 que terá início no dia 8 de setembro. A atividade foi conduzida pela coordenadora da CPA Institucional, Rita de Cássia Cardozo da Luz, e pela coordenadora de Processos Avaliativos da Pró-reitoria Acadêmica, Jaqueline de Menezes Rosa.
O evento abordou diversos tópicos como a apresentação da equipe institucional, o papel da CPA, a divulgação dos resultados 2015/1, as reuniões dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), o alinhamento das ações da CPA com as direções das unidades, o calendário de avaliação institucional 2015/2, o treinamento para as visitas avaliativas do MEC e o seminário com todas as subcomissões que ocorrerá em dezembro de 2015.
Na reunião, Jaqueline destacou que a coordenadoria de processos avaliativos está acompanhando o desenvolvimento de um trabalho proativo, autônomo e eficaz em relação aos processos internos de avaliação organizada pela CPA. "A comissão tem organizado instrumentos que otimizam e qualificam as ferramentas de gestão da Instituição. Desta forma a avaliação estará promovendo mudanças e oportunidades, além de acolher os anseios da comunidade acadêmica", afirmou Jaqueline. No entendimento de Rita, a Comissão apresenta o propósito de fortalecer a cultura avaliativa na Ulbra. "Precisamos paulatinamente divulgar a importância da avaliação institucional, uma vez que ela gera insumos essenciais para a gestão da Universidade."
Para o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brand, o trabalho da CPA é estratégico porque consegue munir a alta gestão com relatos e evidências originados dos diversos segmentos - os alunos, professores, colaboradores e gestores - que contribuem para o sucesso da Instituição como negócio. "Esse é um trabalho que tem resultados e credibilidade, se realmente for realizado de forma profissional, ética e correta. Precisamos olhar para essas demandas originadas das pesquisas da CPA e transformá-las em ações concretas de melhorias." Brand salienta que as pessoas apreciam ver suas sugestões sendo atendidas, o que vai ao encontro de duas premissas do plano estratégico: valorizar as pessoas e encantar o aluno. Ele ressalta, ainda, que a Ulbra e a mantenedora Aelbra utilizam os resultados das pesquisas como indicativos para o seu planejamento estratégico nas definições de investimentos para todas as suas unidades de ensino superior no Rio Grande do Sul, a serem feitos não só no futuro, mas também no presente. "Todos os segmentos são partes interessadas, por isso os ouvimos com carinho e atenção, para sabermos o que temos que melhorar."
Além dos participantes presentes na reunião, a atividade foi transmitida online via Lync para as unidades de Ensino Superior do Sul, de Canoas, Cachoeira, Carazinho, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Santa Maria, São Jerônimo, Torres e EAD.
André Bresolin
Jornalista
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