Pastoral CEULM Manaus/AM
O projeto Ulbrati foi criado em Manaus no ano de 1998 e consolidou-se como modelo de extensão universitária no município. Seu objetivo é desenvolver ações de educação permanente e promoção de saúde para a população idosa, em especial a residente no bairro do Japiim e adjacências, contribuindo com o aprimoramento e troca de saberes docentes e proporcionando oportunidades de desenvolvimento discente na sua formação ética, política, científica e técnica.
A metodologia parte de encontros realizados no campus do CEULM/Ulbra para a promoção de atividades sócio-educativas e de promoção de saúde, respeitando-se os aspectos de desenvolvimento e saúde, os aspectos didático-formativos e a aprendizagem significativa desenvolvidos de forma interdisciplinar pelos cursos de graduação através de seus docentes e discentes.
O princípio parte da aproximação/apresentação do idoso, bem como suas questões próprias às gerações mais jovens; isto significa dizer que a Ulbrati irá facilitar o intercâmbio da comunidade com os alunos de graduação, docentes e discentes da IES, envolvendo atualmente 35 idosos, 4 docentes e 5 discentes em suas atividades, estes últimos participando de forma voluntária.
Com a participação do idoso na Ulbrati, através de suas atividades, é possível trabalhar dimensões importantes da vida humana a partir da perspectiva da terceira idade como fase no ciclo vital humano que possibilitem novas perspectivas de aprendizagem e que permitam, também, a construção de novos laços de amizade e conserve antigos relacionamentos.
As ações da Ulbrati não refletirão, unicamente, sobre o público idoso, visto que, simultaneamente, ela dará início a um procedimento de transformação de paradigmas sociais. Com essa forma de fazer extensão, buscar-se-á uma maneira de educar/informar a comunidade acadêmica local sobre as distintas temáticas do envelhecimento.