Pastoral Ulbra Gravataí/RS
Este é um projeto proposto pelo Núcleo de Apoio Docente e Discente (NAD/NADi) que visa implementar, de forma articulada, ações de prevenção de uso de drogas na Ulbra Gravataí, buscando orientar e ajudar acadêmicos e demais integrantes da comunidade acadêmica que estejam envolvidos com algum tipo de dependência química e divulgando a rede de atendimentos/serviços de tratamento de dependência química disponíveis na cidade de Gravataí.
Na perspectiva acadêmica, o projeto visa conscientizar, informar e prevenir o uso de drogas por parte de acadêmicos da Ulbra Gravataí, bem como proporcionar aprendizagem sobre o tema da prevenção e tratamento da dependência química.
A metodologia empregada envolve reuniões quinzenais da equipe do projeto, a divulgação do projeto e de suas ações ao conselho universitário do campus e aos líderes de turma de todos os cursos, a produção de material de divulgação do projeto e de suas ações, a visita a outras instituições de ensino com programas similares para troca de experiências, a promoção de uma melhor capacitação dos funcionários da segurança do campus sobre o tema da dependência química, a proposição de uma normativa institucional sobre a questão do uso de drogas no campus, e a elaboração de relatórios semanais sobre os resultados alcançados pelo projeto.
O projeto teve seu início em 2017, alcançando seus objetivos iniciais de uma apropriação teórica sobre o tema da dependência química por parte dos integrantes do NAD/NADi e uma captação inicial de alunos voluntários para participarem da equipe de trabalho do projeto.
Tendo em vista a realidade da dependência química como fator de risco permanente à saúde física e mental de todos os integrantes da comunidade acadêmica, especialmente tratando-se de uma universidade confessional, justifica-se a relevância de um programa permanente de prevenção, orientação e atendimento numa perspectiva de valorização da vida, e que também proporcione aprendizagem que beneficie a formação acadêmica de futuros profissionais conscientes da importância do tema e suas implicações em todas as áreas do conhecimento.