Valter Kuchenbecker
Kuchenbecker retorna de viagem de pesquisa nos EUA
Pró-reitor recebe certificação de pós-doutorado nos EUA
Está de volta às suas atividades como pró-reitor adjunto de Extensão e Assuntos Comunitários da ULBRA o professor doutor Valter Kuchenbecker, que desenvolveu atividades de pesquisa para pós-doutoramento em universidades americanas, nos últimos dois meses. Na mesma oportunidade, Kuchenbecker participou de agendas que visam à internacionalização da Universidade.
Com doutorado em Educação pela Universidade de Salamanca/Espanha, revalidado pela USP, Kuchenbecker fez contatos com mais de 15 instituições luteranas de ensino para desenvolver a pesquisa A Identidade Luterana nas Universidades Norte-americanas, com supervisão do professor doutor Bill Cario, da Concordia University Wisconsin (CUW). Após percorrer mais 11 estados, totalizando 12.400 quilômetros, Kuchenbecker apresentou os dados obtidos nas visitas e entrevistas realizadas, no dia 06 de agosto, em Wisconsin. Sua certificação no pós-doutoramento foi entregue pelo reitor Patrick Ferry no colegiado da reitoria.
Assistiram a apresentação dos resultados da pesquisa, os integrantes da reitoria da CUW e os gestores entrevistados nas universidades visitadas. "Foi um momento que me senti prestigiado no empenho que fiz durante a pesquisa. Como pró-reitor da ULBRA, nos interessa manter uma proximidade com as instituições americanas de tradição luterana, algumas com mais de cem anos de existência. Conheci inúmeras boas experiências e temos uma proposta de ampliar a interação entre todas as dezenas de universidades luteranas existentes nos diferentes continentes, por exemplo, com mobilidade acadêmica entre os estudantes. A união dessas instituições é a grande meta", disse Kuchenbecker.
Durante a viagem, o pró-reitor fez o convite oficial da ULBRA às instituições visitadas para que participem de um congresso internacional, no qual busca reunir universidades luteranas de todo o mundo, no seu campus em Canoas.
Internacionalização
Além de desenvolver sua pesquisa de pós-doutoramento, Kuchenbecker participou das visitas guiadas a universidades tradicionais como Princeton, Harvard, Yale e Chicago, líderes nos rankings mundiais de qualidade de ensino. "Fizemos contatos importantes com gestores de algumas das instituições visitadas e estabelecemos a perspectiva de agendar encontros para promover o intercâmbio dessa expertise nas melhores práticas de ensino e aprendizagem que utilizam para formar excelentes profissionais", enfatizou.
Notícias relacionadas
-
25
JANAnimais Silvestres Veado catingueiro atropelado é atendido pelo Hospital Veterinário -
22
SETPesquisa e Extensão Professores da Ulbra Palmas participam de curso internacional da UNU -
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras