VIVÊNCIA NA PRÁTICA
Medicina Ulbra Palmas inicia visitas supervisionadas nas Unidades Básicas
Trabalho busca desenvolver avaliar serviço e apontar possíveis melhorias
Para entender melhor o funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), bem como os atendimentos realizado, acadêmicos da Medicina Ulbra Palmas deram início na segunda-feira, 14, a uma série de visitas na rede de atenção primária de saúde da Capital.
O trabalho possibilita aos estudantes vivenciarem de perto o funcionamento da Atenção Básica, verificando in loco como são realizados os contatos diretos com os usuários, a compreensão, tipos de serviços e tratamento das principais doenças crônicas e epidemiológicas na região.
Para o coordenador-adjunto da Medicina Ulbra Palmas, Marlon Benigno, essa vivência prática serve para que os acadêmicos identifiquem a situação da unidade e apontem possíveis melhorias. "Essa vivência ajuda os alunos da Medicina Ulbra Palmas a identificar como as doenças que eles estudam nos livros de patologia têm uma maior prevalência e um enfoque em diferentes regiões, ou seja, eles verão in loco se há algum problema estrutural que possa ser melhorado, quais são os problemas epidemiológicos que apresentam naquela região alguma alta prevalência", disse.
A coordenadora técnica de referência da UBS da 1004 Sul, Domiciana Santana, destaca como o trabalho dos estudantes contribuirá para o serviço diário. "Essas visitas deles na unidade serão maravilhosas para o aprendizado e noção sobre como funciona o dia a dia aqui, pois eles verão de perto e irão contribuir de forma proveitosa sobre tudo. Tenho certeza disso", afirmou.
Contribuição essa que é validada pelo acadêmico Antonio Ítalo: "Esse contato direto que estamos tendo na Unidade Básica de Saúde, serve para conhecer de perto a realidade do Sistema Único de Saúde (SUS). É uma vivência que amplia nosso olhar, diversifica o nosso processo de aprendizagem e, sem dúvida, nos deixa ainda mais empolgados com a escolha dessa profissão. Viver essa experiência na UBS, logo nesse início da faculdade, tem sido algo realmente enriquecedor", relatou.
"Essa primeira visita foi acolhedora, calorosa e de muitos aprendizados, pois conseguimos tirar dúvidas com relação aos atendimentos da UBS do nosso território. Nosso grupo foi muito bem recepcionado e esperamos que seja uma troca mútua para que todos sintam esse acolhimento, pois o meu verdadeiro propósito, é servir e cuidar das pessoas com amor", comentou a acadêmica Laura Nicodemo.
Por Karoliny Santiago
Assessoria Ulbra Palmas
Notícias relacionadas
-
14
ABRAVALIAÇÃO DO MEC Ulbra Palmas é a melhor universidade privada do Tocantins -
14
ABRSustentabilidade Rumo ao Lixo Zero, Ulbra visita hospital referência em gestão de resíduo -
11
ABRATENÇÃO À SAÚDE NA PRÁTICA Medicina da Ulbra fortalece saúde em Nova Rosalândia -
09
ABRBiblioteca Biblioteca da Ulbra Palmas fortalece ensino, pesquisa e extensão
Últimas notícias
-
09
ABRMedicina Ulbra Palmas Carência de profissionais faz crescer a relevância da formação médica -
28
MARFuturo da educação Visita da Ulbra à escola referência em Ensino Técnico traz perspectivas -
28
MARConquistando o mundo Programa de Intercâmbio da Ulbra tem inscrições abertas até 10 de abril -
21
MARData para reflexão Especialistas da Ulbra dão dicas para inclusão de pessoas com Down