Sustentabilidade
Rumo ao Lixo Zero, Ulbra visita hospital referência em gestão de resíduo
Hospital em Mato Grosso do Sul foi o 1º a receber o certificado no país

A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) está avançando em ações para se tornar mais sustentável. Na última semana, a superintendente de Infraestrutura e Serviços da Aelbra (mantenedora da Ulbra), Quelin Klippel, visitou o Hospital São Julião, em Campo Grande (MS). Referência em empresa Lixo Zero no Brasil, a entidade se tornou o primeiro hospital a receber a certificação em todo o País.
O reconhecimento do São Julião foi obtido em dezembro de 2023. Desde então, o hospital é um exemplo a ser seguido por empresas que buscam a certificação. De acordo com o presidente do Hospital São Julião, Carlos Melke, o processo de certificação da entidade iniciou há cerca de 20 anos, com a adoção de novas práticas sustentáveis. "O hospital investiu em coleta seletiva, reciclagem, compostagem e reflorestamento. Essas iniciativas resultaram no desvio de 82% dos resíduos sólidos que anteriormente seriam destinados ao aterro sanitário", afirmou.
Para o presidente, a visita da equipe da Ulbra ao hospital é um intercâmbio de conhecimento valioso. "É plausível supor que a disseminação das práticas bem-sucedidas do hospital para outras regiões do país seja de grande importância. Compartilhar essa expertise pode servir como modelo para outras instituições, promovendo a implementação de práticas sustentáveis e a obtenção de certificações semelhantes, contribuindo para a redução do impacto ambiental em nível nacional", acrescentou Melke.
Conhecendo na prática
Em visita à entidade, a superintendente Quelin Klippel conheceu cada detalhe dos processos que levaram à certificação e elogiou a recepção. "O Hospital São Julião é uma referência não só no Programa Lixo Zero, mas no acolhimento e na humanização com as pessoas", afirmou.
Quelin destacou a integração entre os processos de ponta a ponta, unificando ações de forma a minimizar os impactos em todas as esferas possíveis, como a confecção de almofadas e travesseiros para uso dos pacientes a partir de resíduos de costura. "Uma das coisas que mais impressionaram é a forma como todos os processos são pensados para minimizar o desperdício, um trabalho não só realizado pela equipe de gestão ambiental, mas com o suporte desde o setor de RH ao de Higienização", pontuou.
Para a superintendente, a visita proporcionou um intercâmbio de conhecimento entre as duas instituições que será valioso para as ações que a Ulbra quer iniciar. "O conhecimento compartilhado foi de extrema importância para a implantação do programa, com bons exemplos a serem replicados referentes ao objetivo de reduzir, reutilizar e reciclar ao máximo, buscando zerar a quantidade de resíduos", acrescentou.
A certificação Lixo Zero
A certificação Lixo Zero visa atestar empresas que fazem a gestão eficaz de resíduos sólidos. Desenvolvida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e validada pela Aliança Internacional Lixo Zero, a iniciativa utiliza uma metodologia para assegurar que as organizações adotem práticas sustentáveis, que minimizem impactos ambientais e promovam a economia circular. O processo de certificação é estruturado em três níveis, que possuem critérios específicos e validade de um ano, sendo necessária auditoria para obtenção dos selos superiores.
O meio ambiente é o principal beneficiado, por meio da redução do impacto ecológico e da conscientização dos colaboradores e clientes. No entanto, a certificação ainda proporciona vantagens econômicas e sociais, como a diminuição de custos com destinação de resíduos, o fortalecimento da imagem da empresa e o incentivo a políticas públicas voltadas para a gestão sustentável de resíduos sólidos.
Presente de Norte a Sul do Brasil, a Ulbra vivencia a mudança do clima em seu dia a dia, desde Manaus e Santarém, no coração da Amazônia, onde o desmatamento aumentou 68% em janeiro de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior; até o Rio Grande do Sul, que foi atingido pela pela maior enchente de sua história em maio de 2024.
Para a superintendente Quelin, ao buscar a certificação, a Ulbra assume a missão de fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade, mas também de servir de exemplo e incentivo para outras instituições educacionais e à sociedade em seu entorno. "A Ulbra tem o poder de influenciar e engajar hábitos dos seus alunos, professores e colaboradores, promovendo práticas ambientais responsáveis e destacando-se como um modelo de inovação em sustentabilidade", concluiu.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
23
ABRVIVÊNCIA NA PRÁTICA Medicina Ulbra Palmas inicia visitas supervisionadas nas Unidades Básicas -
14
ABRAVALIAÇÃO DO MEC Ulbra Palmas é a melhor universidade privada do Tocantins -
11
ABRATENÇÃO À SAÚDE NA PRÁTICA Medicina da Ulbra fortalece saúde em Nova Rosalândia -
09
ABRBiblioteca Biblioteca da Ulbra Palmas fortalece ensino, pesquisa e extensão
Últimas notícias
-
09
ABRMedicina Ulbra Palmas Carência de profissionais faz crescer a relevância da formação médica -
28
MARFuturo da educação Visita da Ulbra à escola referência em Ensino Técnico traz perspectivas -
28
MARConquistando o mundo Programa de Intercâmbio da Ulbra tem inscrições abertas até 10 de abril -
21
MARData para reflexão Especialistas da Ulbra dão dicas para inclusão de pessoas com Down