Animais Silvestres
Veado catingueiro atropelado é atendido pelo Hospital Veterinário
O animal foi atendido e encaminhado para soltura
Um exemplar fêmea da espécie veado-catingueiro (Mazama gouazoubira) deu entrada na tarde do dia 24/01 com suspeita de atropelamento na Avenida Teotônio Segurado, sendo resgatado pela Guarda Metropolitana Ambiental e encaminhado pelo Centro de Fauna do Naturatins - CEFAU. Após a internação na ala de animais silvestres do hospital veterinário da ULBRA Palmas, o animal passou por uma avaliação física que não detectou suspeita de fratura. Foram realizadas limpeza nas escoriações e a aplicação de analgesia.
O médico veterinário da ULBRA Palmas, Alex Junior, explicou alguns dos procedimentos realizados para garantir a alta e soltura do animal em seu habitat natural: "Foi feito um procedimento chamado de hemogasometria, em que foram verificados alguns eletrólitos no organismo do animal. Ele estava com uma substância um pouco baixa, por isso estava levemente letárgico. Isso foi suplementado com uma solução injetável, e hoje ele apresentou melhora, já está em pé e bem ativo", explicou.
Segundo o zootecnista da CEFAU, Daniel Albernaz, tem havido um aumento nos chamados relacionados a animais silvestres vítimas de acidentes em centros urbanos.
Sempre que observar a presença de animais silvestres na cidade, acione os órgãos de resgate e fiscalização: GMP AMBIENTAL, POLÍCIA AMBIENTAL DO TOCANTINS e BOMBEIROS, nos telefones (63) 3218-2624; (63) 99106-7787.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes