SAÚDE
Medicina da Ulbra investe nas competências do século 21
Professores realizaram curso com equipe especializada da USP
A Aelbra, mantenedora da Ulbra, está investindo em uma série de inovações para o curso de Medicina da Ulbra Canoas. Com isso, a Universidade se reafirma, constantemente, em ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora.
"Entendemos, estrategicamente, que precisamos ter um currículo que vá ao encontro das demandas do Século 21. E, para isso, estamos investindo para que nosso corpo docente se aproprie destas competências", explica o diretor do curso de Medicina da Ulbra, professor doutor Marcelo Guerra.
Nova matriz curricular
Dentro do planejamento estratégico desenvolvido, a Aelbra investiu em inovações no curso de Medicina. "Ao lado de um centro de simulação realística, estamos nos últimos passos da formatação de uma nova matriz curricular", enfatiza Guerra. O diretor também ressalta a formação de mais de 60 docentes do curso. "A Aelbra contratou a equipe de professores da USP (Universidade de São Paulo), considerada pela AMEE como uma das seis melhores do mundo para um curso in company, especialmente desenhado para nosso corpo docente", acrescenta o diretor.
O Curso de Desenvolvimento Docente de Professores de Medicina 2023 -- Ulbra Canoas foi coordenado por Patricia Zen Tempski, coordenadora do Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (Cedem) da Faculdade de Medicina da USP. O grupo adota como método de trabalho pressupostos do Design Thinking, partindo do diagnóstico situacional, para que se identifique as demandas institucionais e se priorize as ações. Esse processo é realizado por um grupo de especialistas em educação na saúde e gestão educacional, de forma dialógica com os interlocutores e usuários finais indicados pela instituição de ensino ou serviço de saúde.
Projetos para cada realidade
Essa abertura ao diálogo e a disposição para a construção coletiva são diferenciais do processo de trabalho do grupo da USP, porque permite a individualização dos cursos e projetos para cada realidade. Os módulos do curso aconteceram com atividades presenciais, das 9h às 18h, atividades on line síncronas, das 19h às 21h, e atividades assíncronas de estudo individual e interação em plataforma digital.
"Não temos conhecimento, neste momento, de nenhum outro movimento nesse sentido por outro curso de Medicina do Brasil. E, diante disso, estamos muito felizes e orgulhosos", argumenta o diretor Guerra.
As competências do Século 21
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), formada por países-membros que se dedicam a promover o desenvolvimento econômico e o bem-estar social, publicou recentemente texto com As Competências do Século 21, lembra o diretor Guerra. Segundo ele, estão localizadas nos campos:
1 - Cognitivos: pensamento reflexivo, crítico e criativo;
2 - Interpessoal: comunicação e colaboração;
3 - Intrapessoal: persistência, adaptabilidade e flexibilidade;
4 - Metacognitivo: aprendizagem autorregulada com metacognição;
5 - Cívico e comunitário: comunicação intercultural;
6 - Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: alfabetização digital.
"Como a própria OCDE informa, essas competências geram um desafio no aprendizado e na avaliação", diz Guerra.
Marcelo Miranda
Jornalista - MTb. 6824
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