Jornada Científica
Trabalho destaque em Jornada mostra análise nutricional de rações
A pesquisa analisou rações econômicas para cães adultos de grande porte
A estudante de Medicina Veterinária, Thaina Monteiro Repker, foi a vencedora da categoria Ciências Agrárias e Biológicas da XIX Jornada de Iniciação Científica do Centro Universitário Luterano de Palmas - Ceulp/Ulbra, que aconteceu nos dias 22 e 23 de outubro, com a pesquisa "Composição nutricional e avaliação do rótulo de rações secas econômicas para cães adultos de grande porte, comercializadas em Palmas-TO".
Com a orientação da Profa. Dra. Josemara Silva Santos, o projeto foi executado por meio do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica (Proict) e se desenvolveu a partir da análise da composição básica das rações econômicas para cães e comparação com os rótulos e com as referências do (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), "Basicamente é saber se o que a gente analisou na ração no laboratório é realmente o que está descrito no rótulo. Desde o ano passado eu venho fazendo essas análises, a gente avaliou cinco aspectos: a proteína bruta, o cálcio, o fósforo, a matéria seca e a matéria mineral.", explica Thaina Repker.
Foram avaliadas, em triplicata, três marcas diferentes, onde foram comparados os valores observados em laboratório com os valores declarados no rótulo e valores de referência estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA. Após análises realizadas no Laboratório de Bromatologia do Ceulp/Ulbra, foi observada maior parte dos resultados em conformidade dentre os três parâmetros de comparação como a proteína bruta e a matéria seca e alguns elementos em não conformidade como cálcio e fósforo. Todas as rações devem obedecer aos critérios previstos pela legislação, o não cumprimento dessas referências podem acarretar aos seus animais de estimação um prejuízo na saúde e em sua qualidade de vida.
Pela primeira vez participando da Jornada de Iniciação Científica, Thaina relata ter ficado surpresa com o prêmio, "Eu não imaginava que eu iria ganhar, mas acho que o fator da apresentação foi determinante para o primeiro lugar, porque não é só ter um trabalho bom, você precisa passar isso para as pessoas e eu consegui passar a mensagem do meu trabalho, que também é uma pesquisa interessante pra quem é dono de pet e quer comprar uma ração de melhor qualidade, para ficar atento aos rótulos".
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI