Congresso de Agroecologia
Discentes representam o Ceulp em Congresso Brasileiro de Agroecologia
Os alunos apresentaram trabalhos e participaram de feira de sementes
Por Raabe Andrade - Estagiária de Jornalismo
Os alunos do Ceulp/Ulbra, Viviany Santos, Any Oliveira, Davi Nunes, Samuel Oliveira, Ercules Souza, Layane Barros e Norton Granetto, juntamente com a professora Conceição Previero, marcaram presença no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, em Sergipe. O evento aconteceu entre os dias 4 e 7 novembro, como o tema: "Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares" e reuniu mais de 4 mil pessoas.
O Centro Universitário Luterano de Palmas realiza um trabalho muito importante na área de educação ambiental e agroecologia, por meio da Unitas Agroecológica, o primeiro Núcleo de Agroecologia do Tocantins. E foi através das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pelo Núcleo, que sete alunos do Ceulp/Ulbra apresentaram seus trabalhos no evento. A professora Conceição Previero também apresentou um trabalho sobre os resultados do projeto "Terraquarium: Educação e Meio Ambiente".
O destaque é que, geralmente se associa a agroecologia às áreas de biológicas e agrárias. Mas de maneira ímpar, a Unitas reúne alunos dos mais variados cursos como Farmácia, Biomedicina, Agronomia e Medicina Veterinária. Essa diversidade foi muito elogiada no Congresso e despertou atenção para os trabalhos dos alunos do Ceulp.
A acadêmica de Farmácia, Viviany Santos apresentou um trabalho sobre Plantas Alimentícias não Convencionais, desenvolvido a partir de experiências no Terraquarium. Ela conta que nunca havia apresentado trabalhos em congressos fora de Palmas, por isso a experiência foi tão marcante. "Já havia apresentado outros trabalhos científicos no Centro Universitário, porém deu um frio na barriga pois uma das propostas do congresso eram apresentações dinâmicas e práticas. Então tive que sair da minha zona de conforto, tirar um tempo pra pensar no meu trabalho e em como levaria para o CBA, a essência das espécies que foram levantadas no Terraquarium de uma forma criativa", relata Viviany.
Também ocorreu no evento, a Feira da Agrobiodiversidade, que promoveu um momento de troca de mudas e sementes. Guardiões de Sementes Crioulas de todo o Brasil estiveram presentes para esta iniciativa que, busca fortalecer a rede de conservação e a prática da agrobiodiversidade. "Estávamos nos preparando para a troca de sementes desde do começo do ano! Então, você poder conversar com os Guardiões e eles contarem a história daquelas sementes, a maneira de cultivo e as dificuldades enfrentadas, traz uma troca de saberes incrível", conta Viviany.
Esse trabalho com sementes é muito importante, apesar de não ser muito reconhecido. Ele resgata a variedade genética de espécies de plantas agricultáveis, que servem, principalmente, para a subsistência de famílias rurais. E isso já é realizado na Unitas, que recebe, multiplica e doa sementes. Para a Feira, os representantes do Ceulp/Ulbra levaram 34 variedades de sementes, entre abóbora, feijão, fava, milho, pimenta e outros. Em contrapartida, receberam sementes de outras 120 espécies, que irão contribuir para o desenvolvimento de práticas agroecológicas e a garantia da biodiversidade nos sistemas agroalimentares do Tocantins. E o Ceulp/Ulbra se orgulha de fazer parte disso!
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes