IX JORNEC
Inscrições abertas para a IX JORNEC
Edição trabalha cuidados com a autoestima e o bem estar de pacientes
Por Raabe Andrade - Estagiária de Jornalismo
Acontece entre os dias 6 e 8 de novembro, a 9° edição da JORNEC, a Jornada de Estética e Cosmética do Centro Universitário Luterano de Palmas. Palestras, minicursos, apresentação de resultados de pesquisa e ações sociais, irão compor a programação do evento, que vai desenvolver um tema inovador: "Estética humanizada e cuidados paliativos".
Muitas pessoas desconhecem, mas o curso de Estética e Cosmética é regulamentado pelo Ministério da Educação como área da saúde. Isso porque sua atuação profissional vai além dos cuidados estéticos superficiais (cabelo ou maquiagem), mas trabalha com a recuperação do corpo e o bem estar psicológico das pessoas. E é pensando na Estética não apenas como parte da indústria da beleza, mas como área da saúde, que a JORNEC está sendo preparada.
A professora do curso do Ceulp/Ulbra, Cecília Castro, explica que a Estética Humanizada visa dar um tratamento empático ao cliente, valorizando-o como uma pessoa com sentimentos e individualidades próprias. E a Estética Paliativa caminha junto, olhando para as demandas de pacientes de tratamentos oncológicos e de doenças crônicas, como diabetes e problemas renais. "Então como a estética vai atuar? Melhorando a auto estima e a qualidade de vida dessas pessoas. Através da hidratação da pele, que fica muito ressecada, o cabelo cai, vem as olheiras, as manchas de pele... E nós podemos oferecer isso através dos cosméticos para revitalizar e hidratar, porque a pele ressecada pode gerar muita coceira e depois lesões, por já estar muito fragilizada. Se eu fizer um procedimento estético como uma massagem que parece ser simples, ela vai atuar não somente na questão física, mas também emocional. Além de gerar um conforto físico, melhorando as tensões e as dores, eu também vou gerar alívio na ansiedade e estresse", pontua a professora.
Ampliar o conhecimento geral sobre os conceitos de estética humanizada e paliativa, é fundamental para que essa prática se consolide. Assim teremos um atendimento cada vez mais sensível e especializado. A Estética vai "além da questão do embelezamento, ela traz o cuidado com a pessoa", conclui, Cecília.
Inscreva-se e confira aqui a programação completa da JORNEC.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI