27° Akádemo
Ceulp/Ulbra abre inscrições para o 27° Akádemo
Calouros e veteranos poderão participar nesta edição
O Centro Universitário Luterano de Palmas anuncia as inscrições para a 27° edição do Akádemo, o maior trote solidário do Tocantins. O evento já é uma tradição da instituição e ocorre desde 2006. Com atividades em equipe e ações solidárias, a ação busca combater a cultura dos trotes violentos.
O tema do Akádemo deste semestre é "Heróis do futuro" e tem o diferencial de que, além dos calouros, os veteranos também poderão participar. O trote ocorrerá nos dias 29 e 30 de agosto e é necessário que todos os interessados realizem suas inscrições através aqui, ou diretamente na CEAC (Coordenação de Extensão e Assuntos Comunitários), até o dia 21 de agosto.
Os veteranos que desejarem, também podem participar como integrantes da equipe de apoio. Para isso, precisam apenas comparecer na reunião de planejamento que será realizada no dia 16 de agosto (sexta feira), às 17h30. A concentração inicial para a reunião ocorrerá em frente a CEAC, onde serão dadas todas as orientações necessárias.
O Akádemo
"A proposta surgiu numa tentativa de desconstruir práticas que eram corriqueiras no Brasil e que acabavam repercutindo no nosso estado: o trote violento. As pessoas iam para o semáforo e estavam envolvidos em situações perigosas e constrangedoras, então foi uma tentativa de desconstruir esse tipo de coisa", comenta Luiz Gustavo Santana, coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários, setor responsável pela organização do evento.
Além disso, o Akádemo é o primeiro contato do aluno ingressante com a instituição. E ele "possibilita essa nova visão da academia. Muitas vezes no ensino médio você não tem essa interação direta com a comunidade, que é o que chamamos de extensão acadêmica. Assim, vendo a necessidade da comunidade é despertado no acadêmico a possibilidade de que, de alguma forma, ele possa auxiliá-la", explica o professor Antônio César, idealizador do projeto na instituição.
No mais, o Akádemo conta com vários parceiros internos e externos à instituição e durante todos os dias de programação estimula ações solidárias. Doação de sangue, cadastramento de voluntários para o banco de medula óssea, doação de cabelo para confecção de perucas e arrecadação de itens de higiene, roupas, brinquedos e alimentos já são tradição da casa.
O professor Luiz Gustavo reforça: "O Ceulp/Ulbra adotou esse recurso de assumir o trote como algo institucional e que promovesse determinados valores: a cidadania, a participação, o voluntariado e a ajuda". Tudo isso para mostrar que os "heróis do futuro" já o podem ser no presente.
Para mais informações, entre em contato com a CEAC pelo número 3219-8032.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024