Programa de Eficiência Energética
Ceulp/Ulbra inaugura mais duas estações de energia fotovoltaica
Economia de energia pode chegar a 30%
Na última quinta-feira, 04/10, o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) inaugurou mais duas estações de energia fotovoltaica, chegando assim à marca de três usinas instaladas em menos de um ano. A instituição participou de duas chamadas públicas, sendo beneficiada em ambas pelos projetos desenvolvidos para a redução do consumo de energia.
A ação integra o programa de Eficiência Energética da Energisa regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em parceria com a SAGE - Inteligência Energética.
Ao todo serão quase R$ 2 milhões e meio de investimentos em menos de 2 anos, recurso este que pertence ao fundo perdido da Energisa. De acordo com o diretor administrativo do Ceulp/Ulbra Enéias Cardoso, coordenador do projeto, esta parceria possibilita à instituição incentivar e promover energia mais limpa e uma economia de até 30%. Atualmente, as placas fotovoltaicas já estão instaladas e ativas, localizadas nos prédios 2, 3 e 7.
"Essa parceria com a Energisa dará a todos do Ceulp, a oportunidade de vislumbrar a sustentabilidade e economia ao meio ambiente. Desta forma, poupando os recursos naturais, assumimos um compromisso também com as futuras gerações", comenta o reitor do Ceulp/Ulbra Adriano Chiarani da Silva.
A diretora de operações da Sage, Mariana Queiroz parabenizou o Ceulp pelo pioneirismo em investir e acreditar na eficiência energética. "Acredito que este projeto em uma instituição de ensino diz muito à sociedade, por ser um local de formação de opinião e desenvolvimento dos saberes. O Ceulp é a primeira instituição de ensino que teve esta iniciativa e com certeza o sucesso deste projeto se dá também ao fato de a IES estar aberta e atenta ao tema e às boas práticas no que diz respeito à eficiência energética", completou Mariana.
"É muito gratificante saber que esse investimento vai ser revertido em um ciclo virtuoso: será usado para necessidades energéticas, financeiras e também irá gerar conceito para novas expansões", explica o representante da Energisa Alan Oliveira. Para ele, o usuário destas usinas leva o conceito de eficiência energética para a vida, "especialmente porque luz eficiente é a racionalidade do uso. Assim, o Ceulp/Ulbra está sendo ator de uma ideia que vai contagiar outras instituições, beneficiando assim o pessoas e o ambiente", afirma Alan.
Ainda sobre o pioneirismo da instituição, o reitor Adriano explica que esta iniciativa já está sendo replicada em outros locais, como nas unidades da mantenedora Aelbra em Itumbiara e Santarém. "Somos referência também neste quesito, exemplos de bons projetos, onde a maior conquista não é apenas economia, mas sim que acadêmicos, professores e colaboradores conheçam, vivenciem e utilizem essa prática e mudem o pensamento, pensem de uma forma diferente e melhor para o bem comum", conclui o reitor do Ceulp/Ulbra.
Saiba mais sobre como o projeto está sendo desenvolvido, na prática, e quais são os indicadores de eficiência energética clicando aqui. Confira os registros fotográficos da inauguração na fanpage.
Notícias relacionadas
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras