Reforma Protestante
Pesquisa identificará como alunos percebem os princípios de Lutero
Dados são coletados nas escolas e campi da Rede Ulbra de Educação
O Comitê Ulbra 500 Anos Reforma Luterana realizou o Seminário Internacional Reforma, 500 Anos: educação, ciência e cultura, em abril, no campus da Universidade Luterana do Brasil, em Canoas(RS). O evento abordou a influência do movimento nos diferentes aspectos que impulsionaram o desenvolvimento da sociedade. A mesa temática Reforma, Educação e Formação Docente proporcionou a explanação das etapas da pesquisa que busca identificar como os princípios educacionais de Martinho Lutero estão inseridos na organização didático-pedagógica da Rede de Escolas da Ulbra e dos cursos de Pedagogia e 11 licenciaturas ministradas em unidades da Ulbra no RS.
A mesa temática foi conduzida pela coordenadora do curso de Pedagogia da Ulbra, Marlene Fernandes, tendo a participação da diretora da Rede, Núrfis dos Santos Vargas, das professoras desse curso e Ana Jamila Acosta e Lisiane Gazola Santos, e de Malcus Cassiano Kuhn, que realiza seu pós-doutoramento na Universidade. Na apresentação da pesquisa, foi ressaltado que a coleta de dados até o momento incluiu o estudo dos principais documentos que regem o ensino superior e a educação básica da Rede Ulbra de Educação, como a Comissão Própria de Avaliação, o Plano de Desenvolvimento Institucional, os projetos pedagógicos, os planos de estudos, os regimentos e os projetos comunitários das escolas.
O relato das docentes sobre a aplicação da pesquisa nas escolas ressaltou que foram estudados como os princípios e a identidade luterana estão inseridos nos projetos pedagógicos, nas concepções de educação, filosofia, missão, visão, valores, metodologia e sistemas de avaliação. Também foram analisadas as rotinas de eventos, atividades extraclasse e ações solidárias anuais que têm relação com os princípios luteranos. O resultado da pesquisa identificou que:
- a concepção de educação é fundamentada na fé cristã, na visão luterana de educação, visando uma formação integral e de qualidade, enfatizando os valores de solidariedade e liberdade;
- a práxis nas escolas traz uma abordagem significativa, preparando cidadãos para que tenham condições de interagir no contexto social, político e econômico da vida em sociedade, educando-os para a vida, em comunhão com Deus e o próximo;
- os documentos institucionais identificam como missão promover a formação integral do indivíduo, baseada na filosofia cristã luterana e princípios éticos, comprometida com a qualidade de ensino e o desenvolvimento sustentável da sociedade.
No segundo semestre de 2017, a pesquisa segue nos cursos de Pedagogia e nas licenciaturas das diversas unidades da Ulbra no Rio Grande do Sul, com a aplicação de entrevistas com alunos que são oriundos das escolas da sua Rede, e com os professores. O objetivo é colher dos entrevistados as informações sobre o seu conhecimento e a vivência dos princípios luteranos na formação escolar e na execução das atividades profissionais da docência.
A pesquisa será finalizada, em 2018, com o mapeamento da análise dos dados coletados nos documentos oficiais e nas entrevistas com professores e alunos. Também serão considerados os resultados das perguntas da Avaliação Institucional implementada pela Comissão Própria de Avaliação da Ulbra no ensino superior.
Projeto Novos Escritores
Um dos exemplos de abordagem da confessionalidade luterana na Rede de Escolas da Ulbra é o projeto Novos Escritores, do Colégio Ulbra Concórdia, de Manaus (AM). Durante o ano de 2017, os professores auxiliaram os estudantes a escreverem sobre a sua percepção do movimento reformista. As melhores redações do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, produzidas na disciplina de Língua Portuguesa, são publicadas no livro A Reforma Protestante em Poesia. Clique aqui para saber mais.
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