Inovação
Ulbratech participa de Fórum de Geração Distribuída de Energia no RS
Evento realizado na FIERGS debateu as fontes renováveis
O diretor de Inovação da Aelbra/Ulbra e atual presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos (Reginp), Márcio Roberto Machado da Silva, palestrou nesta terca-feira, 15 de agosto, no I Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no RS - Tecnologia e Inovação, na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).
A discussão sobre a geração de energia pelos próprios consumidores residenciais, comerciais ou industriais é uma tendência cada vez mais crescente. Os números da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) comprovam isso. Ao ser fundada, há apenas dois anos, a entidade tinha 14 empresas associadas. Hoje, já são 350. A evolução deste mercado foi debatida durante o I Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no RS -- Tecnologia e Inovação. O diretor da FIERGS e coordenador do Grupo Temático de Energia do Conselho de Infraestrutura (Coinfra) da instituição, Edilson Luiz Deitos, destacou que o interesse pelo Fórum, com a participação de mais de 400 pessoas, comprova e antecipa uma tendência para o futuro em termos de geração distribuída de energia elétrica.
No painel sobre as startups e o potencial de soluções e conexões com a indústria em projetos de geração de energia a partir de fontes sustentáveis, o diretor de Inovação da Aelbra/Ulbra e presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Teconlógicos (Reginp), Márcio Machado, ressaltou que os parques tecnológicos trabalham muito conforme a demanda de pesquisa. "Se houver uma necessidade de pesquisa, recursos de investimento nessa área, eu tenho certeza que pesquisadores não faltarão nas universidades para se dedicarem ao tema. Esse é o papel do parque tecnológico, potencializar a pesquisa aplicada a um problema real para gerar inovação", afirmou. No mesmo painel, participaram também os representantes da Nós Coworking, Arquea Biomass Energy, Serenai Inovação em Energia e Valencia Energia Sustentável.
O I Fórum de Geração Distribuída de Energia com Fontes Renováveis no RS foi uma promoção da FIERGS por meio dos Conselhos de Infraestrutura e de Inovação e Tecnologia (Citec) e do Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, do Governo do Estado e do Sebrae-RS.
Deise Martins - Ulbratech
Jornalista MTb. 8.719
em Colaboração Assessoria FIERGS
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras