Ação
Docentes e acadêmicos realizam pesquisa em reassentamento
A ação aconteceu co apoio dos acadêmicos de psicologia
No último fim de semana, os acadêmicos do curso de Psicologia, Amanda Evem Sena Cristo, Ana Carla Sousa, Erismar da Silva Santos e Murilo Alves de Morais, juntamente com as professoras Maria Aparecida e Maria de Fátima R. Medina, estiveram reunidos no reassentamento Flor da Serra para a execução do projeto de pesquisa "Vozes do reassentamento Flor da Serra: memória, identidade e pertencimento?".
O trabalho tem o objetivo de investigar e descrever narrativas e/ou outras referências culturais tradicionais que moradores praticavam antes do deslocamento compulsório e relatos sobre a constituição do reassentamento Flor da Serra e de suas experiências agroecológicas.
Na ocasião houveram conversas sobre os aspectos culturais, a diversidade de legumes e grãos que eles cultivavam em roças de toco e em vazantes, a saudade da abundância de água onde viviam antes, a festa do Divino, que herdada dos antepassados conseguiram revitalizar no reassentamento. Além disso, entrevistados fizeram referências positivas ao projeto de extensão do Ceulp/Ulbra, Árvore de leitura, que tem sido desenvolvido desde 2016 na escola da comunidade pela professora Maria Aparecida.
Segundo o acadêmico Murilo Alves foi interessante entrevistar a nossa fonte de dados do projeto, "como a entrevista foi relativamente livre, cada um falou de sua saudade do rio de forma diferente. Um falou mais sobre a importância do rio na fonte de renda, outro das brincadeiras de criança, outro da família unida que não pode mais se juntar. Esse primeiro contato ajudou a entender o que nos espera daqui pra frente, e parece promissor", relata Alves.
O grupo continuará a visitar a comunidade para ouvir e se surpreender com as vozes de muitos outros narradores. Todas as narrativas formarão o repertório dos reassentados.
O projeto "Vozes do reassentamento Flor da Serra: memória, identidade e pertencimento?" está vinculado ao projeto da Unitas agroecológica do Ceulp, coordenado pela professora Conceição Previero que há uns anos já desenvolve trabalho de pesquisa e extensão em alguns reassentamentos da região.
Notícias relacionadas
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema