500 anos da Reforma
Mesas temáticas são destaque do encerramento do Seminário Internacional
Diversidade de informações marcou a tarde com eventos temáticos
Na tarde de quinta-feira, 27 de abril, oito mesas temáticas foram realizadas durante o período da tarde. Os eventos abordaram a influência do pensamento de Lutero em diversas áreas. O Seminário Internacional Reforma, 500 anos: Educação, Ciência e Cultura encerrou nesta quinta-feira com o Painel Integrador de Encerramento. Confira informações sobre cada uma das mesas temáticas:
Narrativas Visuais e Imaginárias: As Representações da Reforma nas Artes e no Cinema
Orientado por Ítalo Ogliari, coordenador do curso de Letras da Ulbra; o professor do curso de História, Miguel Augusto Pinto Soares, e a docente do curso de Letras e Pedagogia, Marione Reinheimer, abordaram a influência da Reforma na arte. Nas obras dos italianos Caravaggio e Bernini, por exemplo, nota-se claramente que a Igreja utilizou a arte como ferramenta para cativar e conquistar o povo, que estava deixando de lado o catolicismo. Também foram analisados trechos de sermões e de teses feitos por Martinho Lutero.
Biodiversidade e Conservação: A Natureza como Valor Universal -- Divergências e Convergências entre Ciência e Religião
O professor do curso de Ciências Biológicas da Ulbra, Sergio Furtado Cabrera, realizou com Marcos Machado, coordenador do curso; Alexsandro Martins, pastor do IELB, teólogo e biólogo; e com Tiago Valentim Garros, doutorando da Escola Superior de Teologia; uma conversa sobre questões científicas e religiosas. Entre os assuntos tratados, o debate tratou da origem do universo.
95 teses: O Protesto como Elemento Transformativo
O auditório 14B foi palco de um debate entre Clóvis Jair Prunzel e Paulo Wille Buss, professores de Teologia, acompanhados por Rodrigo Lemos Simões, coordenador do curso de História da Ulbra. Eles falaram sobre a lista de proposições de Lutero, feita quando ele era professor da Universidade de Wittenberg e iniciou a Reforma Protestante.
Direitos Humanos, Cidadania e Trabalho: Diálogos entre a Reforma Protestante e a Proteção Social na Atualidade
Uma conversa sobre a atual proteção social no Brasil através de uma análise da Reforma Protestante foi a proposta de Caroline Fernanda Santos da Silva e Arno Vorpagel Scheunemann, professores do curso de Serviço Social da Ulbra, acompanhados do professor Moysés da Fontoura Pinto Neto do curso de Direito.
Angústia, Culpa e Identidade: Do Ser Humano Medieval ao Indivíduo Contemporâneo -- Reflexões Antropoexistenciais
O evento lotou o auditório do prédio 16, onde foi apresentada a visão da angústia, da culpa e da identidade sob a ótica protestante. A mesa temática teve como palestrantes Clóvis Vitor Gedrat e Karin Hellen Kepler Wondracek, professores das Faculdades EST; e Thomas Heimann, coordenador do curso de Teologia da Ulbra.
Textos, Tempo e Sentido: Possibilidades Hermenêuticas
Durante o encontro, os palestrantes abordaram assuntos referentes à semiótica e outros estudos pertinentes às transformações da linguagem nos últimos séculos. Foram também analisadas as possíveis interpretações dos textos de Martinho Lutero. Entre os palestrantes, estavam: Luiz Rohden, professor da Pós-graduação em Educação da Unisinos; Edgar Roberto Kirckof, professor da Pós-graduação em Educação da Ulbra; Josué Emilio Moller, professor do curso de Direito; e Ítalo Ogliari, coordenador do curso de Letras.
A Ética na Política e a Crise de Autoridade: Reflexões na Contemporaneidade
A mesa temática foi mediada por Clóvis Jair Prunzel, professor de Teologia, e ministrada por Gerson Leite de Moraes, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Durante a conversa, o palestrante conduziu o público a entender as relações entre os processos religiosos e o contexto político nas diferentes épocas da história. Explicou também os diferentes entendimentos de figura do Estado para os líderes dos movimentos religiosos ao longo da civilização.
A Teologia da Cruz e a Misericórdia de Deus: Uma Reflexão Teológica em Meio ao Mal e Sofrimento do Mundo a Partir de Lutero
O evento foi mediado por Paulo Proske Weirich, professor de Teologia. Participaram como palestrantes Herivelton Regiani, professor do curso de Teologia e de Comunicação Social da Ulbra; e Maximiliano Wolfgramm Silva, capelão-geral Aelbra. Durante a conversa, foram levantadas diversas questões sobre as relações humanas e o sofrimento no período contemporâneo. Também foram feitas exposições sobre o mal através da religião e a compreensão de Martinho Lutero sobre o tema.
Caren Moraes
Jornalista - Mtb 11.772
*colaboraram os acadêmicos do curso de Jornalismo Alan Christian da Silva, Matheus Leandro Rocha da Silva e Mariana Viegas
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras