Planest
Diretoria Executiva incentiva a autonomia e fortalecimento das IES
Troca de experiências foi a tônica do VII Planest
Pensar o futuro das Unidades de ensino da Aelbra a partir da visão delas próprias, de suas comunidades internas e externas. Esse foi o ponto de partida de mais um Encontro de Planejamento Estratégico da Organização (Planest), organizado pela Diretoria Executiva. Em sua sétima edição, o Planest reuniu no campus da Ulbra em Canoas, de 18 a 20 de novembro, gestores da Mantenedora, reitores e diretores das Instituições de Ensino Superior.
O primeiro dia do VII Planest iniciou com um devocional proferido pelo capelão geral, reverendo Lucas André Albrecht. Dando sequência, o presidente do Conselho de Administração da Aelbra, Rogério Malgarin, saudou os participantes e anunciou a recondução de todos os reitores e diretores das mantidas. Segundo o presidente do Conselho de Administração, o resultado dessa recondução ocorreu com base em uma visão criteriosa e conforme os estatutos de cada IES. "Eu peço a Deus que Ele nos ilumine nesse novo mandato, que essa nova caminhada seja bem-sucedida", evidenciou.
Após as considerações do Dr. Malgarin, o diretor Executivo da Aelbra, Romeu Forneck, falou sobre o evento e as expectativas acerca do trabalho desenvolvido pelos gestores presentes. Destacou a importância da inserção da comunidade no Plano Estratégico de cada mantida. "Nós não somos uma instituição que desenha um plano e o implementa. Nós somos uma instituição que constrói um plano com a comunidade. Um plano que faça sentido, um plano no qual a sociedade se veja significada", salientou. Como previsto na programação, o diretor Executivo discorreu sobre o status do Projeto de Resgate Institucional.
O primeiro painel do dia 18 de novembro -- Cenário e Ambiente Externo no Ensino Superior: 2015, adeus! 2016, seja bem-vindo! -, contou com a participação do diretor Executivo, do reitor da Ulbra-RS, Marcos Fernando Ziemer e da consultora da área educacional, professora Paula Caleffi. O cenário macroeconômico, o estado, as macrotendências para os setores público e privado de educação, a gestão da aprendizagem e a educacao como um setor da atividade econômica com crescente interesse do capital internacional, entre outros, foram apresentados e discutidos.
O diretor de Administração e Finanças da Aelbra, Valter Kuchenbecker, coordenou o painel seguinte, onde gestores dos Serviços Compartilhados como a área financeira, contabilidade, filantropia, suprimento, RH e TI, demostraram alguns exemplos de entregas para as mantidas. "Apresento aos senhores algumas entregas das melhorias contínuas que nós estamos paulatinamente alcançando dentro deste novo projeto. Os colegas evidenciarão algumas entregas, confirmando a opção estratégica feita", ressaltou.
Fechando o primeiro dia do encontro, o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, a consultora Paula Caleffi e o diretor Executivo Romeu Forneck foram os responsáveis por esclarecer as possibilidades internas e externas de Minter e Dinter, (mestrados ou doutorados interinstitucionais), em sintonia com os órgãos de regulação e as diretrizes estratégicas da Aelbra.
No dia 19 de novembro, os gestores das Instituições de Ensino apresentaram, de forma sistêmica, o estágio do planejamento que eles estão desenvolvendo junto às suas comunidades. Os reitores e diretores abordaram, dentre diversos assuntos, os critérios escolhidos para a formação de cada comitê voltado ao planejamento local. Na sequência, o supervisor comercial da Fundaplub, Frederico Silveira, fez um relato sobre a capacitação que a Instituição está oferecendo aos colaboradores das IES mantidas pela Aelbra, que qualifica o atendimento aos discentes. A Fundaplub administra o fundo rotativo de crédito educativo da Aelbra, através do qual oferece aos alunos das mantidas um financiamento de até 50% do valor da mensalidade.
Na abertura do terceiro dia do Planest, a diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Aelbra e coordenadora do evento, Iari de Menezes, informou sobre a metodologia que seria trabalhada com os participantes: world café. "A atividade a ser desenvolvida está inserida na linha de pesquisa e pensamento das disciplinas de aprendizagem das organizações. É através do diálogo, do poder da conversação que podemos repartir e aprender mais sobre o trabalho que estamos desenvolvendo. O world café não tem uma estrutura determinada. Para termos as respostas para os novos caminhos, tem que se trilhar o caminho da conversa, do bate papo, da energia, de confiança e de relaxamento", explica. Foram criados oito grupos de trabalho e cada um recebeu um tema que foi explorado. Ao final, cada líder apresentou as considerações coletivas. Foram focados os seguintes temas para a discussão: comunicação, pós-graduação lato sensu, EAD, PDI e Planejamento Estratégico, CPA, Extensão, Pesquisa e Ensino. A autonomia das IES e seu fortalecimento foi o objetivo principal da atividade.
No intervalo do world café, a professora do curso de Fonoaudiologia, Simone Barcelos, ofereceu a oficina de Saúde Vocal, programa ministrado pela docente, promovido pela Diretoria de Extensão da Ulbra-RS, que busca ensinar e alertar os professores sobre os cuidados da voz, seu principal instrumento de trabalho e de comunicação. Ao final da oficina, a professora distribuiu maçãs, fruta que auxilia na prevenção e cuidados com a voz.
Dando continuidade aos trabalhos, a gerente de Comunicação Corporativa e Marketing da Aelbra, Margarete Dambrowski, apresentou quatro campanhas recentes que foram desenvolvidas pelo setor: vestibular presencial e EAD, Rede de Escolas -- Matrículas, pós-graduação EAD e rematrículas das IES, e também falou sobre o que já foi desenvolvido nos três meses de sua gestão. Na sequência, o diretor da Rádio Mix FM POA e da Ulbra TV, Mauro Borba, mostrou a evolução, através de dados, dos veículos de comunicação da Mantenedora. A coordenadora do Núcleo de Apoio e Orientação Psicopedagogia (NOAP) do Centro Universitário Luterano de Manaus, Luciana Sjlender, informou sobre o status de dois Projetos Estruturantes: Curadoria e Secretaria do Conselho, e a Seleção Docente, que estão sendo desenvolvidos com a participação de gestores de várias Unidades, que buscam criar e fortalecer uma política nacional para as mantidas.
Ao final de mais uma edição do Planest, o presidente da Associação Educacional Luterana do Brasil, Paulo Augusto Seifert manifestou o seu agradecimento pelo empenho de todos e reiterou o comunicado do presidente do Conselho de Administração, Rogério Malgarin, sobre a reeleição dos reitores e diretores das mantidas. Seifert discorreu sobre o processo de eleição e informou que os líderes das Unidades são eleitos pelo Conselho de Administração da Aelbra. O presidente da Associação convidou a todos para a cerimônia de posse pública, que irá ocorrer em 10 de dezembro, às 19h30min, no campus Canoas. Também está prevista a posse do novo capelão geral, pastor Maximiliano Wolfgramm Silva, que irá substituir o pastor Lucas André Albrecht. O pastor Maximiliano é atualmente capelão no Centro Universitário Luterano de Santarém.
Para o próximo Planest, que está previsto para ocorrer em março de 2016, o diretor Executivo Romeu Forneck acredita que o Balanced Scorecard (BSC) de cada mantida estará construído. "A expectativa é que o BSC de cada Unidade irá se consolidar no BSC maior, o da Mantenedora. A Diretoria Executiva continurá coordenando os trabalhos visando à máxima convergência dos BSCs das IES, a máxima autonomia, máxima transparência e máximo aprendizado institucional. Desse modo, a Intituicao entrará num circulo virtuoso de qualificacao e aprendizado. É o planejar estratégico", salienta Forneck.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
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