Planest 2015
Aelbra prossegue com o planejamento estratégico das escolas
Encontro de capacitação reuniu gestores das Unidades de todo o Brasil
O Colégio Ulbra Especial Concórdia foi sede, nos dias 19 e 20 de agosto, do II Encontro de Planejamento Estratégico (Planest) da Rede de Escolas da Ulbra. Diretores das 17 escolas mantidas pela Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra) estiveram reunidos com os gestores da Diretoria Executiva para participarem da capacitação para a elaboração do planejamento estratégico das escolas.
As atividades iniciaram após o devocional conduzido pelo Capelão Geral Lucas André Albrecht, que desejou um próspero trabalho a todos. Em seguida, as alunas Tháviny Nascimento de Morais, do 9º ano, e Andreza Vitória Bobsin Batista, do 8º ano, ambas do Concórdia e sob a direção da professora Tânia Maria Fleck Brittes, apresentaram-se interpretando, através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), canções de boas-vindas aos educadores.
O Diretor Executivo da Aelbra, Romeu Forneck, destacou o cenário em que a Instituição encontra-se atualmente. Reafirmou o papel de filantropia que a organização desenvolve e a importância que ela tem no contexto nacional, afirmando que "somos uma Instituição para o desenvolvimento social-filantrópico. Promovemos o desenvolvimento de pessoas e, através dele, promovemos o desenvolvimento social em diversas regiões". Segundo Forneck, "nós temos que ter o melhor modelo de gestão para permitir que os recursos sejam adequadamente utilizados para viabilizar isso: preparar as pessoas para o trabalho".
Durante sua apresentação, o Diretor de Administração e Finanças da Aelbra, Valter Kuchenbecker, afirmou que a Instituição está em um novo momento, e que isso é muito positivo. "Temos, sim, muitas dificuldades, mas isso nós estamos trabalhando, e trabalhando com firmeza, com segurança, dando um passo de cada vez. Não há nenhum compromisso que esteja sendo assumido que não seja conforme o modelo de negócio que planejamos. E a Instituição precisa continuar viva, e ela está viva, e isso é muito animador", observou.
Kuchenbecher mostrou números e os contextualizou, afirmando que a gestão está cada vez mais segura da opção estratégica que foi assumida e que os resultados, que já estão sendo colhidos, refletem as iniciativas acertadas, retroalimentando o processo. "Cada real investido hoje é feito de maneira consciente. Isso é ético, isso é luterano. É isso que nós confessamos, não pode ser diferente: promover o desenvolvimento social de forma responsável, de forma ética. Isso nos alegra muito", completou.
A Diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Mantenedora, Iari de Menezes, coordenadora das atividades do encontro, relembrou o I Planest das Escolas, no qual o esforço maior era incluir todos os gestores das escolas no conceito do planejamento estratégico da Aelbra. Destacou o caráter eminentemente de capacitação da atual edição. Informou que o uso das ferramentas do planejamento estratégico já está bem incorporado ao ensino superior e que agora chegou a vez das escolas. "Capacitar os gestores em conceitos, metodologias e técnicas do planejamento estratégico, esse é o foco principal do nosso encontro. Nós temos alguns objetivos para alcançar isso. É necessário o alinhamento de conceitos de planejamento de serviços educacionais, precisamos instrumentalizar a todos".
Na parte da tarde, o Coordenador de Planejamento, João Carlos Loebens, apresentou questões conceituais sobre planejamento estratégico, falou sobre como os educadores poderão pensar nos objetivos, indicadores, benefícios e diretrizes do mapa estratégico, sempre levando em consideração as vivências locais. Loebens reconheceu o envolvimento da alta administração da Diretoria Executiva no fortalecimento do trabalho desenvolvido pela equipe.
Segundo dia do Encontro
Durante a quinta-feira, 20 de agosto, os trabalhos tiveram continuidade, sendo apresentado e debatido, inicialmente, o cenário externo da Educação Básica, assunto de responsabilidade do coordenador de Planejamento João Carlos Loebens.
Em seguida, a Diretora de Educação Básica da Aelbra, Núrfis dos Santos Vargas, tratou sobre a obrigatoriedade e a adequação das escolas para o oferecimento de vagas para creches e pré-escolas, previstas no Plano Nacional de Educação (PNE). Segundo a legislação, até 2016, as escolas deverão oferecer educação pré-escolar para crianças de quatro a cinco anos e ofertar vagas para crianças de zero a três anos, no regime de creche, até 2024.
A nova estrutura e funcionamento da Gerência de Comunicação Corporativa e Marketing da Aelbra, que assume as funções da Assessoria de Comunicação Social (ACS Nacional), também foi anunciada. A gerente Margarete Dambrowski, que assume a gestão do setor, apresentou o diagnóstico da área, pontuando demandas, trabalhos entregues, cenários de concorrentes e como se pretende trabalhar após um breve período de transição.
Ana Virgínia, Assessora de Projetos, ligada à Diretoria de Planejamento, conduziu as atividades técnicas através da apresentação e aplicação do Canvas, ferramenta de gerenciamento estratégico que permite desenvolver e esboçar, de forma lúdica, todos os passos para a elaboração de um projeto.
O término do Encontro foi conduzido pelo Diretor Executivo Romeu Forneck que reafirmou a importância de planejamento em todas as instâncias da organização e destacou a troca de experiências e o clima produtivo gerado entre os gestores das escolas e a equipe do Planejamento. O momento de grande emoção ocorreu quando os diretores das escolas transmitiram, em seus depoimentos, a satisfação pela confiança na condução de todo o trabalho que desenvolvem como gestores.
O Sistema Positivo apoiou a realização do Planest, viabilizando o traslado dos diretores das escolas das regiões Norte e Centro-Oeste para a capital gaúcha. A organização é parceira no modelo pedagógico da rede, no desenvolvimento dos professores e no fornecimento de material didático.
Adriana Marques
Jornalista - Mtb. 8.353
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras