Ciência sem Fronteiras
Acadêmico do CEULP/ULBRA é premiado Embaixador Estudantil na Irlanda
O jovem participa da graduação sanduíche pelo Programa CsF
O acadêmico do curso de Engenharia de Minas do Centro Universitário Luterano de Palmas -- CEULP/ULBRA, Allan Valentim Melo de Souza, participou das atividades oficiais como Embaixador Internacional Estudantil. O jovem, que está na Irlanda há 11 meses, participa da graduação sanduíche pelo Programa Ciência sem Fronteiras e finaliza o ano letivo na National University of Ireland, Galway.
Com intuito de representar seu respectivo país, contribuir com o alto nível da educação irlandesa e sua relação com o mundo, o governo irlandês seleciona, anualmente, estudantes de nível superior cursando integral ou parte do seu curso, na Irlanda, para serem "Embaixadores Estudantis Internacionais".
Os jovens embaixadores passam a receber treinamento de alto nível sobre comportamento pessoal, escrita, áudio, vídeo, fotografia e visão global. Os estudantes criam blogs contando suas experiências nas melhores universidades e institutos da Irlanda.
Como reconhecimento pelas contribuições prestadas, o governo irlandês realizou no final do ano letivo, uma cerimônia de premiação aos Embaixadores Estudantis. A mesma foi feita na casa oficial de convidados internacionais do governo, localizada na capital, Dublin.
O discente relata que durante a cerimônia, teve a oportunidade e a honra de conhecer os embaixadores dos respectivos países, "conheci o Embaixador Brasileiro na Irlanda, Afonso José Sena Cardoso, e pude conversar com ele sobre nossos objetivos futuros, além de receber das mãos da Ministra da Educação da Irlanda, Jan O'Sullivan o certificado em reconhecimento a minha contribuição à educação e ao governo irlandês, um momento em que eu jamais irei esquecer".
O jovem teve a bolsa de intercâmbio estendida por mais dois meses e se prepara para começar um estágio de verão no Departamento de Geologia, Ciências da Terra e Gemologia, da universidade, "conduzirei, junto com minha supervisora, pesquisa com o tema Gemas do Malawi - África: perspectivas geológicas, gemológicas e comerciais". Allan afirma ainda que a experiência cultural foi inigualável, "me aproximo da reta final do intercâmbio com uma bagagem cultural e educacional que eu levaria anos para adquirir e com a certeza que poderei contribuir com minha universidade e meu país de origem, colocando em prática o conhecimento alcançado na Europa", relata Valentim.
Ciência sem Fronteiras
O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa conjunta entre o Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio de suas instituições de fomento, o CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa) e Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e das Secretarias de Ensino Superior e Tecnológico do MEC. Esse programa estimula o intercâmbio de conhecimento, permitindo a ida de brasileiros a outros países para estudar nos mais renomados centros de pesquisa de todo o globo.
Notícias relacionadas
-
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes